ANÁLISES DA MATRIZ DE REFERÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENCCEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4515

Palavras-chave:

ENCCEJA, Matriz de Referências, Currículo

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar como as competências e habilidades da Matriz de Referência das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (MRCNT) do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) mobilizam os conhecimentos dos jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade na idade própria. Entendemos que a MRCNT delimita quais conteúdos, habilidades e conhecimentos são importantes para o ENNCEJA e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo uma política pública, destacamos quais são os objetivos do ENCCEJA e como se caracterizam os seus sujeitos. Como referencial teórico, destacamos as perspectivas do currículo pré-ativo e do vivido acompanhadas de discussões sobre o conhecimento a partir das noções do conhecimento em si e do conhecimento para fazer algo. O referencial metodológico para abordarmos a MRCNT foi a análise de conteúdos de Laurence Bardin. Concluímos que os conhecimentos destacados nas habilidades e competências presentes na MRCNT são todos relacionados a conhecimentos disciplinares e sobre a natureza das ciências, abrindo-se pouco espaços para os conhecimentos e culturas locais. Na medida em que os conhecimentos presentes na Matriz são pretensamente objetivos e universais, eles se adequam aos sistemas de avalições em larga escala que favorecem a cristalização dos conhecimentos, a generalização das formas de preparo dos estudantes e a arrecadação de dados de performance.

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Biografia do Autor

David Andrade Marques da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Doutorando em Educação em Ciências e Saúde no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, Rio de janeiro, RJ, Brasil.

Isabel Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de Londres. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É professora titular no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, Rio de janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

Andrade Marques da Silva, D., & Martins, I. (2024). ANÁLISES DA MATRIZ DE REFERÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENCCEJA . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4515

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