O CONTEXTO DA PRÁTICA: COMO OS DIRIGENTES MUNICIPAIS INTERPRETAM AS PROPOSTAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4856

Palavras-chave:

Ciclo de Políticas, Intersetorialidade, Promoção à Saúde

Resumo

A perspectiva de promoção à saúde, presente nas políticas públicas, prevê a garantia de conhecimentos para além do cuidado de si, assim, ela parte de uma compreensão que coloca no centro do debate o papel do Estado e dos sujeitos coletivos. Nestes termos, esta pesquisa teve como objetivo compreender como dirigentes de educação e saúde dos municípios do território do Médio Sudoeste da Bahia se apropriam das orientações oficiais do Programa Saúde na Escola para desenvolverem ações educativas que promovam a saúde nas escolas dos seus municípios. Como aporte teórico-metodológico, utilizou-se do Ciclo de Políticas, postulado por Ball e Bowe (1992), com ênfase no Contexto da Prática,  cuja abordagem foi qualitativa e os dados produzidos mediante aplicação de questionários que foram analisados por evidências (Yin, 2015). Os resultados apontam que o trabalho em conjunto, dos setores da educação e saúde, aparece como estratégia eficiente para o planejamento e o desenvolvimento da saúde da população, embora este tenha sido um ponto que ainda aparece com certa fragilidade em alguns dos municípios estudados. Além disso, evidenciaram a ausência de uma formação específica dos grupos de trabalho que considere a intersetorialidade e a promoção à saúde como elementos norteadores de ações coletivas. Desse modo, os resultados corroboraram a indispensabilidade do protagonismo das ações intersetoriais para a promoção da saúde.

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Biografia do Autor

Murilo Marques Scaldaferri, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Itapetinga, Bahia. Membro do grupo de pesquisa: Educatio – Políticas Públicas e Gestão da Educação.

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora em Educação pela UCB. Professora Titular da UNEB, campus Salvador, Bahia, Brasil.  Rua General Braulio Guimarães, 580, Edf. Atlantic House, Ap. 1103, Armação, Salvador, Bahia, CEP 41750-000. ORCID https://orcid.org/0000-0002-4278-0573 E-mail - meg.pimentel@uol.com.br

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação, Professor Titular do departamento de Ciências Naturais (DCN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista, Bahia, coordenador do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Marques Scaldaferri, M., Sousa Rêgo Pimentel, G., & Medeiros Carmo, E. (2024). O CONTEXTO DA PRÁTICA: COMO OS DIRIGENTES MUNICIPAIS INTERPRETAM AS PROPOSTAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–21. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4856

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