COMO OS(AS) ALUNOS(AS) OUVINTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL PODEM VIVENCIAR A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAS (LIBRAS)?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3926

Palavras-chave:

Libras, Aluno(a) Ouvinte, Educação Básica, Formação de Professores(as), Placa Informativa

Resumo

A inclusão é um fato imprescindível a ser respeitado e cada vez mais implantado na sociedade. Desse modo, este artigo justifica-se pela necessidade de pensar em formas de ensino que envolva o(a) aluno(a) ouvinte a fim de colaborar com a inclusão do(a) aluno(a) surdo(a) e despertar o interesse por aprender Libras. O objetivo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com os(as) alunos(as) ouvintes de uma turma do 2º ano do ensino médio integral de uma escola estadual do município de Timbaúba a vivenciarem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da elaboração de placas informativas para o ambiente escolar. Com relação aos pressupostos teóricos, este trabalho fundamenta-se no Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2006, BAKHTIN, 2003), com relação ao conceito dos gêneros discursivos e no Interacionismo Sociodiscursivo (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; Costa-Hübes, 2009; 2011), quanto a elaboração de uma sequência didática, como forma de organizar didaticamente a elaboração de placas informativas em Libras para o ambiente escolar. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (ENGEL, 2000; TRIPP, 2005), de cunho qualitativo (GIL, 2002; 2008). Como resultado final, oportunizamos aos(às) alunos(as) a aprendizagem da Libras para se comunicarem e promoverem a inclusão de colega surdo(a) da escola ou qualquer outra pessoa surda que vive na sociedade. Para o(a) professor(a), o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica no ensino da Libras na educação básica.

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Biografia do Autor

Elsa Ferreira Silva Coelho de Lemos, Gerência Regional de Educação da Mata Norte - Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. Técnica em Educação Especial na Gerencia Regional de Educação da Mata Norte da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE), Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

 

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte.  É associado da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, produção didático-pedagógica, historiografia da educação pública e intelectuais

 

Referências

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Ferreira Silva Coelho de Lemos, E., & de Paula Chaguri, J. (2023). COMO OS(AS) ALUNOS(AS) OUVINTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL PODEM VIVENCIAR A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAS (LIBRAS)?. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 199–223. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3926

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