EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3667

Palavras-chave:

Desigualdade digital; Covid-19; Educação; Políticas Públicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a produção científica acerca das desigualdades digitais e sua repercussão no acesso à educação, no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão bibliográfica de trabalhos indexados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos CAPES, no período de 2020 e 2021. Compõe a amostra do estudo sete artigos, dos quais por meio da análise de conteúdo foram construídas seis categorias. A pesquisa evidencia que no período da pandemia da Covid-19   as desigualdades digitais limitaram o acesso à educação como direito social, sobretudo de estudantes mais pobres e aponta a necessidade de políticas públicas mais eficientes para a resolução do problema da exclusão digital, que é reflexo das desigualdades sociais. Faz-se necessário que a conexão digital gratuita e universal seja tratada como um direito cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano França, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área da comunicação organizacional, com ênfase em jornalismo, redação e assessoria de imprensa.  Atualmente é doutorando em Filosofia pela UCS. Atuou como assessor de comunicação da Unoesc e do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul.

Neiva Furlin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado sanduíche na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM); graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Rua Getúlio Vargas, 2125 - Bairro Flor da Serra, Joaçaba – SC,  CEP 89600-000 

 E-mail: neiva.furlin@unoesc.edu.br

 

Referências

ALBUQUERQUE, Léia F. da S.; CARVALHO, Aline dos S. M. de; OLIVEIRA, Marta M. de; PEREIRA, Pedro C. Os Impactos da Exclusão Digital na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24094. Acesso em: 29 mar. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CASTELLS, Manuel. O caos e o progresso. [Entrevista cedida a] Keli Lynn Boop. Portal Extra Classe, março 2005. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/geral/2005/03/o-caos-e-o-progresso/ Acesso em: 3 mar. 2022.

CHEN, W.; WELLMAN, B. Minding the cyber-gap: the internet and social inequality. In: ROMERO, M.; MARGOLIS, E. The Blackwell Companion to Social Inequalities. Blackwell Publishing, 2005.

FRANCO, Angela Halen Claro. Políticas Públicas de Informação: Um olhar para o acesso à internet e para a inclusão digital no cenário brasileiro. Em Questão, v. 27, n. 4, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/109817. Acesso em: 19 mar. 2022.

HOLANDA, Rochelly Rodrigues et al. Educação em tempos de Covid-19: a emergência da educação a distância nos processos escolares da rede básica de educação. Holos, Natal, v. 3, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767. Acesso em: 29 mar. 2022.

KANASHIRO, Paulo R. T. Exclusão Digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, v. 24, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16145. Acesso em: 30 mar. 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 34, n. 73, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2022.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

NEVES, Ricardo. O novo mundo digital: você já está nele. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2015. 66 p.

REDE DE PESQUISA SOLIDÁRIA. Nota Técnica n. 22, ago. 2020. Disponível em: https:// redepesquisasolidaria.org/wp-content/uploads/2020/09/boletimpps_22_28agosto.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 26 out. 2022.

SANTANA, Milane Souza; LIMA FILHO, Roque Antonio Ferreira; REIS, Deyse Almeida dos. Ensino Remoto nas escolas do campo: um olhar para as tecnologias digitais nas escolas e domicílios rurais do Brasil. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18765. Acesso em: 29 mar. 2022.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

TILLY, Charles. O acesso desigual ao conhecimento científico. Tempo Social, v. 18, n. 2, p. 47-63, nov. 2006.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

França, A., & Furlin, N. (2023). EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 300–326. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3667

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.