EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3667Palavras-chave:
Desigualdade digital; Covid-19; Educação; Políticas PúblicasResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a produção científica acerca das desigualdades digitais e sua repercussão no acesso à educação, no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão bibliográfica de trabalhos indexados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos CAPES, no período de 2020 e 2021. Compõe a amostra do estudo sete artigos, dos quais por meio da análise de conteúdo foram construídas seis categorias. A pesquisa evidencia que no período da pandemia da Covid-19 as desigualdades digitais limitaram o acesso à educação como direito social, sobretudo de estudantes mais pobres e aponta a necessidade de políticas públicas mais eficientes para a resolução do problema da exclusão digital, que é reflexo das desigualdades sociais. Faz-se necessário que a conexão digital gratuita e universal seja tratada como um direito cidadão.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Léia F. da S.; CARVALHO, Aline dos S. M. de; OLIVEIRA, Marta M. de; PEREIRA, Pedro C. Os Impactos da Exclusão Digital na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24094. Acesso em: 29 mar. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTELLS, Manuel. O caos e o progresso. [Entrevista cedida a] Keli Lynn Boop. Portal Extra Classe, março 2005. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/geral/2005/03/o-caos-e-o-progresso/ Acesso em: 3 mar. 2022.
CHEN, W.; WELLMAN, B. Minding the cyber-gap: the internet and social inequality. In: ROMERO, M.; MARGOLIS, E. The Blackwell Companion to Social Inequalities. Blackwell Publishing, 2005.
FRANCO, Angela Halen Claro. Políticas Públicas de Informação: Um olhar para o acesso à internet e para a inclusão digital no cenário brasileiro. Em Questão, v. 27, n. 4, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/109817. Acesso em: 19 mar. 2022.
HOLANDA, Rochelly Rodrigues et al. Educação em tempos de Covid-19: a emergência da educação a distância nos processos escolares da rede básica de educação. Holos, Natal, v. 3, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767. Acesso em: 29 mar. 2022.
KANASHIRO, Paulo R. T. Exclusão Digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, v. 24, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16145. Acesso em: 30 mar. 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 34, n. 73, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2022.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
NEVES, Ricardo. O novo mundo digital: você já está nele. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2015. 66 p.
REDE DE PESQUISA SOLIDÁRIA. Nota Técnica n. 22, ago. 2020. Disponível em: https:// redepesquisasolidaria.org/wp-content/uploads/2020/09/boletimpps_22_28agosto.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 26 out. 2022.
SANTANA, Milane Souza; LIMA FILHO, Roque Antonio Ferreira; REIS, Deyse Almeida dos. Ensino Remoto nas escolas do campo: um olhar para as tecnologias digitais nas escolas e domicílios rurais do Brasil. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18765. Acesso em: 29 mar. 2022.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
TILLY, Charles. O acesso desigual ao conhecimento científico. Tempo Social, v. 18, n. 2, p. 47-63, nov. 2006.