DESAFIOS DAS ESCOLAS CONTEMPORÂNEAS: IMPACTOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA GERAÇÃO Z

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3629

Palavras-chave:

Letramento digital, Multiletramento, Ciberleitor, Multimodalidade, Cibercultura

Resumo

Este artigo apresenta um breve panorama sobre os desafios das escolas relacionados ao letramento digital de estudantes da Geração Z. A BNCC reconhece as mudanças ocorridas na contemporaneidade e reforça o papel da escola em relação ao letramento digital e à formação do ciberleitor. Estudos mostram um aumento considerável do número de horas que os jovens estudantes gastam na Internet para realizar diversas atividades, entre as quais incluem as pesquisas escolares. Abordamos, ainda, sobre os perigos da leitura em suporte digital e os impactos que os diferentes suportes exercem sobre a atenção e a memória de crianças. Constatamos que os estudantes da Geração Z são familiarizados com as TDIC e se apresentam como leitores e produtores de conteúdo em suportes digitais. Consideramos pertinente aprofundar as pesquisas sobre os impactos do letramento digital no processo de formação do estudante ciberleitor, na aquisição do saber e, sobretudo, na aprendizagem escolar. Acreditamos ser necessário abordar a temática letramento digital nas instituições de ensino, pois, reconhecemos que um estudante letrado digitalmente é capaz de utilizar a tecnologia para a solução de problemas reais e contribuir de forma ativa para o desenvolvimento da sociedade.

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Biografia do Autor

Silvia Cota Machado, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Graduada em Tecnologia da Informação (FUMEC). Possui especialização em EaD (IFRGS), Tecnologia Educacional (UNIFEI), Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (UNINTER), Gestão de Projetos (IETEC) e Gestão Organizacional (FUNCEC). Com mais de 20 anos na área de informática atuando como facilitadora em treinamentos empresariais e projetos de engenharia 

Amanda dos Santos Reda de Souza , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Educação na PUCMINAS. Mestra em Educação Tecnológica- CEFET-MG (2007).  Especialização em Educação Tecnológica - CEFET-MG (2003) e Graduada em Licenciatura em Matemática - UNI-BH (2001). Atualmente é Coordenadora de Pedagógica.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Cota Machado, S., & dos Santos Reda de Souza , A. (2023). DESAFIOS DAS ESCOLAS CONTEMPORÂNEAS: IMPACTOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA GERAÇÃO Z. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 96–117. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3629

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