TEACHERS’ CAREER TRAJECTORIES: MAPPING OF THE PRODUCTION OF THE GRADUATE PROGRAM IN EDUCATION (PPGEd) OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PIAUÍ (1995-2020)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.3151

Keywords:

Life Trajectory; Cultural History; Teaching Profession.

Abstract

Por meio da pesquisa do tipo mapeamento de produção científica, buscou-se discutir as publicações que tratam das trajetórias de vida docentes. Para tanto, promoveu-se a localização das fontes considerando o banco de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Piauí (UFPI), identificando-se seis produções que abordam trajetórias de vida publicadas entre os anos de 1995 a 2020, tendo como filtro, a História Cultural como pressuposto teórico e metodológico de análise. Para tanto, parte-se das seguintes categorias: periodização, fontes, autores utilizados, objetivo geral, formação de professores e professoras enquanto problemática norteadora deste estudo, lançam-se as seguintes questões: qual a importância de estudar trajetórias de docentes? Qual seria a produção sobre trajetórias de docentes no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)? Por que analisar a produção sobre trajetórias de vida no PPGEd, tendo como ponto de partida a teoria de análise escolhida? As análises possibilitaram uma visualização dos temas mais abordados, assim como das lacunas de estudos quanto à trajetória de vida docente dentro do PPGED da UFPI. Identificamos a proeminência teórica de Le Goff, Burke, Halbwakcs, Nóvoa e Certeau nas discussões que envolvem tais produções. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, ressaltam-se o uso da história oral e suas relações com memória individual e coletiva na construção de narrativas de sujeitos. Assim, evidenciou-se a diversidade de fontes antes desprestigiadas pela historiografia tradicional. Nesse interim, constata-se a expansão da abordagem trajetória de vida em virtude das novas abordagens historiográficas.

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Author Biographies

Aline Carla de Sousa Leite Cipriano, UFPI

Doctoral student in Education at UFPI in the History of Education Line. Master in Professional and Technological Education (EPT) in the Teaching area, in the Line of Educational Practices in Professional and Technological Education by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) - Monte Castelo Campus. Researcher, professor and lawyer (registered at OAB Nº 15254/PI). Graduated in Full Degree in History and Bachelor in Law from the State University of Piauí (UESPI). Specialist in Higher Education Teaching at UESPI and in Social Security Law at the School of the Legislative Assembly of Piauí. She is a public servant - Teacher at the Municipal Secretary of Education of Timon since 2014 and at the Secretary of Education of the State of Piauí Teacher since 2018. Legal Advisor of the Municipal Secretary of Education of Timon. https://orcid.org/0000-0002-4077-4321

Jane Sousa, UFPI

Estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2016). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Mestrado em Educação (UFPI/2005). Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPI), Licenciatura Plena em História (UESPI/2001), Especialização em Docência do Ensino Superior (UFRJ/2001), Atualmente é professora  do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UFPI).

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Published

2022-12-07

How to Cite

Cipriano, A. C. de S. L., & Sousa, J. . (2022). TEACHERS’ CAREER TRAJECTORIES: MAPPING OF THE PRODUCTION OF THE GRADUATE PROGRAM IN EDUCATION (PPGEd) OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PIAUÍ (1995-2020). Languages, Education and Society, 26(51), 332–359. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.3151

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