POLITICAS CURRICULARES EN MEXICO Y BRASIL: CONTEXTO INTERNACIONAL Y LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3135

Palavras-chave:

Currículo, Discurso, Cultura

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar, através de uma análise comparativa, políticas curriculares em estados nacionais semiperiféricos, quais sejam – Brasil e México. O objetivo deste trabalho centra-se na análise discursiva dos documentos normativos que estão em vigência no contexto balizado e que se estabelecem como diretrizes em escala nacional. O foco investigativo se concentra nos currículos homogêneos e nacionais que foram produzidos em ambos os países e como estas políticas homegeneizantes violentaram aspectos diferenciais da tessitura do social uma vez que se produziram como respnsividade a demandas globais e macroeconômicas. Pretende-se com este foco atentar às questões que se configuram como exclusão e silenciamentos nas políticas curriculares, destacando a questão indígena no caso mexicano e o caso dos negros no contexto brasileiro. Como forma de desenvolver tal proposta investigativa, lançamos mão de uma pesquisa de análise documental e revisão de literatura como estratégia de problematizar discurso curriculares produzidos no tensionamento e articulação entre as esferas globais e locais. Interessa-nos neste estudo focalizar nas relações entre o currículo e os discursos sociais, políticos, culturais e interculturais, os aspectos propositivos, bem como as discussões que devem continuar a serem promovidas para pensar a relação entre educação  sociedade. e a elaboração do currículo como modelos e propostas educacionais. Ao final, pontuamos o caráter violento das propostas curriculares em análise na medida em que ao se proporem como homogêneas buscam a partir de estereótipos e estratégias de colonização apagar a dimensão diferencial que constitui a sociedade.

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Biografia do Autor

Dafne Gonzalez Solís, Universidad del Valle de México

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Directora Nacional de Negocios, Universidad Del Valle de Mexico (UVM). Tem graduação em Relações internacionais no Instituto Tecnológico Autônomo de México. Colaborou no Projeto de Avaliação da Especialização em Educação integral para a sexualidade. Universidade Pedagógica Nacional do México. Ciudade de México (2010-2011). Tem participado em projetos de pesquisa principalmente nos seguintes temas: política, currículo, interculturalidade, saúde, educação para adultos e avaliação.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Gonzalez Solís, D. (2022). POLITICAS CURRICULARES EN MEXICO Y BRASIL: CONTEXTO INTERNACIONAL Y LOCAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 300–320. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3135

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