A ABORDAGEM DO DIREITO ALTERNATIVO NO ENSINO JURÍDICO: UMA POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DO CURRÍCULO BASEADO NO PARADIGMA DO POSITIVISMO NORMATIVISTA

Autores

  • JOELMA BOAVENTURA DA SILVA Universidad del Estado de Bahía
  • JOSÉ MARCELO MATOS DE ALMEIDA FILHO Universidad del Estado de Bahía

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7695

Palavras-chave:

Direito Alternativo, Ensino jurídico, Currículo, Resolução CNE/CES n. 9/2004, Educação

Resumo

Este trabalho verificou se o ensino do Direito Alternativo pode ser uma possibilidade para o rompimento com o modelo de currículo baseado no paradigma do Positivismo Normativista, que, atualmente, predomina no ensino jurídico. Para tanto, foi percorrido um itinerário que se inicia com a caracterização do Direito Alternativo, passa pela discussão sobre o esgotamento do modelo de currículo predominante nos cursos de graduação em Direito na atualidade e finaliza-se com a análise da importância da abordagem das produções prática e teórica deste movimento no ensino jurídico. A opção metodológica foi pela revisão bibliográfica, notadamente de caráter descritivo. Utilizaram-se, como fontes de pesquisa, bibliografia especializada acerca da temática, assim como textos normativos que dispõem sobre o objeto estudado. Como referencial teórico, utilizaram-se, sobretudo, as produções de Andrade (2014); Carvalho (2004) e Rodrigues (1993). A interface entre Direito e Educação permeia este trabalho.

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Biografia do Autor

JOELMA BOAVENTURA DA SILVA, Universidad del Estado de Bahía

Mestra em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (UNEB). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB). Graduada em Direito (UNIJORGE) e em Estudos Sociais (UNEB). 

JOSÉ MARCELO MATOS DE ALMEIDA FILHO, Universidad del Estado de Bahía

Graduado em Direito (UNEB). Pós-graduando lato sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário (PUCMinas). 

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

BOAVENTURA DA SILVA, J. ., & MATOS DE ALMEIDA FILHO, J. M. . (2018). A ABORDAGEM DO DIREITO ALTERNATIVO NO ENSINO JURÍDICO: UMA POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DO CURRÍCULO BASEADO NO PARADIGMA DO POSITIVISMO NORMATIVISTA. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 189–211. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7695

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