PRÁTICAS AVALIATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DE BILHETE TEXTUAL-INTERATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2990

Palavras-chave:

Práticas avaliativas; Escrita; Bilhetes textual-interativo; Sequência didática.

Resumo

Em nossa prática pedagógica, a ação de avaliar as produções de textos dos alunos sempre nos fez refletir acerca de como poderíamos contribuir para o desenvolvimento da escrita dos mesmos. Associada às nossas reflexões estava à necessidade de trabalharmos com os gêneros discursivos/textuais. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo pode contribuir para o desenvolvimento da escrita, a partir do uso do bilhete textual-interativo. Para tanto, partimos do trabalho com o gênero discursivo/textual relato pessoal, pautado pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Para compreendermos como as práticas avaliativas podem estar a serviço da aprendizagem, recorremos à Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); para viabilizarmos o trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes, fundamentamo-nos em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e alguns documentos oficiais. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de natureza intervencionista, por meio da pesquisa participante. Utilizamos como instrumentos de geração de dados a sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011) associada à observação participante e rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, afirmarmos que o processo avaliativo, realizado pelo professor de Língua Portuguesa, a partir do uso do bilhete textual interativo contribuiu, consideravelmente, para o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos.

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Biografia do Autor

Joseval dos Reis Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação, Campus I, João Pessoa-PB.

Sônia Fortes Maciel, Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Prefeitura de Santa Rita-PB

Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da rede municipal de Santa Rita-PB

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

dos Reis Miranda, J., & Fortes Maciel, S. (2022). PRÁTICAS AVALIATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DE BILHETE TEXTUAL-INTERATIVO. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 211–237. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2990

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