AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A UFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2914

Palavras-chave:

Ensino Superior. Influências Internacionais. Plano de Desenvolvimento Institucional. UFPR

Resumo

Este estudo analisa a influência dos organismos internacionais no ensino superior, buscando desvelar como os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), com maior ou menor ênfase, refletem suas orientações. Desse modo, tomando como fonte os documentos emitidos pelo Banco Mundial (BM), examinou-se de que forma tais recomendações influenciam o ensino superior público brasileiro. Trata-se de estudo de caso bibliográfico e documental, apoiado no PDI da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2019 a 2021. Como referencial teórico, adotaram-se os estudos de Veiga (1998), Mota (2019) e Lima e Gandin (2019). Como resultado, constatou-se que o Banco Mundial emitiu recomendações sobre o financiamento das instituições de ensino superior públicas e indicou diversas estratégias para implementar os conceitos de diferenciação institucional e diversificação nas políticas educacionais. No caso da UFPR, essas influências são perceptíveis quando se trata do “produto UFPR”, condição que coloca os processos formativos vinculados às oscilações do mercado.  

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Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia. Bacharel em Direito. Advogada. Mestre em Educação e em Gestão de Instituições de Educação Superior.  Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Gabriel Fernandes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciado em Pedagogia. Mestrando em Educação - PUCPR.

 

Michelle Ariane de Lima Seabra, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação, com habilitação em Metodologias Ativas da Aprendizagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Pianovski Vieira, A. M. D., da Silva, G. F., & de Lima Seabra, M. A. (2022). AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A UFPR. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 7–34. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2914

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