PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA COMPLEXIDADE DA CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2875Palavras-chave:
Educação Infantil. Gestão democrática. Qualidade social. Integração família - creche.Resumo
Este texto origina-se de uma pesquisa acadêmica a qual investiga as diferentes percepções de qualidade em duas creches públicas municipais, localizadas na região leste da capital paulista. A pesquisa teve participação de mães, professoras e coordenadoras pedagógicas, cujos depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de caráter reflexivo. O material das entrevistas foi analisado qualitativamente, à luz da Análise de Conteúdo (AC), com base nestas categorias: Creche, lugar de formação para a vida; A creche é uma instituição complexa; A criança como centro da proposta pedagógica. Para fins deste artigo, focalizaremos a relação creche-família, entendida pelas participantes do estudo como um dos aspectos que configuram a complexidade dessa instituição educativa. Os resultados corroboram a discussão da área sobre os desafios presentes na efetivação da integração entre escola e família, a importância da dialogicidade e de se pensar estratégias e ações que viabilizem a participação dos diferentes sujeitos escolares, valorizando sua dimensão de protagonistas da transformação da realidade em que vivem. Por fim, as múltiplas vozes analisadas colocam em evidência o papel social e político da creche na promoção de direitos fundamentais e exercício da cidadania desde a infância, e acentuam a compreensão de que a qualidade não é dada a priori, mas depende de múltiplos fatores.
Downloads
Referências
BARBOSA, M.C.S. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS ATUAIS, 2010, Belo Horizonte, Anais [...] Belo Horizonte, MG: 2010.
BECCHI, E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
BOCCIA, M. B. Os papeis assumidos pelos diretores de escola. Jundiaí, SP: Paco Editorial e Pulsar Edições, 2011.
BONDIOLI, A.; GARIBOLDI, A. A vida cotidiana na creche. In: BECCHI; E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 20-35.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC, SEB, 2006.
BRASIL. Resolução Nº4, de 13 de julho de 2010. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Inep, 2015.
CAMINI, L. (coord.). Educação pública de qualidade social: conquistas e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
CAMPOS, M. M. Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 22-43, jan./abr. 2013.
CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (org.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: Unesco, MEC, 2009.
DOURADO, L. F. ; OLIVEIRA, J. F. ; SANTOS, C. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2007.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
HADDAD, L. A creche em busca de identidade: perspectivas e conflitos na construção de um projeto. São Paulo: Loyola, 1991.
HOYUELOS, A. A complexidade na escola infantil. In: HOYUELOS, A.; RIERA, M. A. Complexidade e relações na Educação Infantil. São Paulo: Phorte, 2019. p. 19-72.
KUHLMANN Jr. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 5. ed.
Porto Alegre: Mediação, 2010.
MARANHÃO, D. G. ; SARTI, C. A. Creche e família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 133, p. 171-194, abr. 2008.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. (Coleção Epistemologia e Sociedade).
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E.; ROGER, E.; DOMINGO, R. Educar en la era planetária. Salamanca: Universidade de Valladolid- Unesco, 2002.
MOSS, P. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática
democrática. Psicologia, USP, São Paulo, n. 20, vol. 3, p. 417-436, jul./set., 2009.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil. Acesso em: 19 out.2022.
PARO, V. H. A utopia da gestão escolar e democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 60, p. 51-53, fev. 1987.
PARO, V. H. Gestão democrática da educação pública. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2016.
PARO, V. H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. 2. ed. rev. São Paulo: Intermeios, 2018.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INF NCIA (RNPI). Secretaria Executiva 2015-2017. A
criança e o espaço: a cidade e o meio ambiente. São Paulo, 2015.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; VITÓRIA, T. Integração família e creche:
o acolhimento é o princípio de tudo. In: MATUANO, E. M.; LOUREIRO, S. R.; ZUARDI,
A. W. (org.). Estudos em saúde mental. Ribeirão Preto: FMRP/USP, 1997. p.107-131.
SÃO PAULO. Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância. Plano Municipal Pela Primeira Infância 2018 – 2030. São Paulo: PMSP, 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade de São Paulo: Educação infantil. São Paulo: SME; COPEDI, 2019.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME; DOT, 2007.
SILVA, D. A. Qualidade social da creche: polissemia de múltiplas vozes. 2020. 299 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23367. Acesso em: 19 out. 2022.
SILVA, D. A.; RONCA, A. C. C. Novos velhos desafios da creche: contribuições para a construção de uma educação de qualidade social. In: OLIVEIRA, J.F. ; SOUZA, A.R. (org.). Gestão Pedagógica, Organização Curricular e Qualidade da Educação. Brasília: ANPAE, 2019. v. 1. p. 49-52.
SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009.
SZYMANSKI, H. Família. Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola. Idéias, n. 25, p. 213-225, 1997.
SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L.R.; PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em
educação: a prática reflexiva. 2. ed. Brasília: Editora Plano, 2010.
XIMENES, S. B. GRINKRAUT, A. Acesso à educação infantil no novo PNE: parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.1, p.78-101, jun.2014.