PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA COMPLEXIDADE DA CRECHE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2875

Palavras-chave:

Educação Infantil. Gestão democrática. Qualidade social. Integração família - creche.

Resumo

Este texto origina-se de uma pesquisa acadêmica a qual  investiga as diferentes percepções de qualidade em duas creches públicas municipais, localizadas na região leste da capital paulista. A pesquisa teve participação de mães, professoras e coordenadoras pedagógicas, cujos depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de caráter  reflexivo. O material das entrevistas foi analisado qualitativamente, à luz da Análise de Conteúdo (AC), com base nestas categorias: Creche, lugar de formação para a vida; A creche é uma instituição complexa; A criança como centro da proposta pedagógica. Para fins deste artigo, focalizaremos a relação creche-família, entendida pelas participantes do estudo como um dos aspectos que configuram a complexidade dessa instituição educativa. Os resultados corroboram a discussão da área sobre os desafios presentes na efetivação da integração entre escola e família, a importância da dialogicidade e de se pensar estratégias e ações que viabilizem a participação dos diferentes sujeitos escolares, valorizando sua dimensão de protagonistas da transformação da realidade em que vivem. Por fim, as múltiplas vozes analisadas colocam em evidência o papel social e político da creche na promoção de direitos fundamentais e exercício da cidadania desde a infância, e acentuam a compreensão de que a qualidade não é dada a priori, mas depende de múltiplos fatores. 

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Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, identidade, creche e políticas educacionais. 

Antonio Carlos Caruso Ronca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Possui graduação em Pedagogia (1970) e Filosofia (1969), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Reitor da PUC-SP de 1993 a 2004. Foi membro da Câmara de Educação Básica e da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Foi Presidente do Conselho Nacional de Educação, Consultor da Unesco e Assessor do Ministério da Educação. Atualmente é Professor Titular do Programa de Estudos de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia educacional, aprendizagem, formação de professores e políticas públicas.   

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Silva, D. A. ., & Caruso Ronca, A. C. . (2022). PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA COMPLEXIDADE DA CRECHE . Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 143–171. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2875

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