O CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA CONFIGURAÇÃO DO PAPEL DE GESTORES, COORDENADORES E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i39.4890Palavras-chave:
políticas educacionais, documentos curriculares, configuração de papéis de gestores, coordenadores e professoresResumo
Artigo resultante de uma pesquisa que tem o objetivo de mostrar como o papel de gestores, coordenadores e professores é configurado diante das políticas curriculares. Nossas questões são: Que documentos curriculares representam as políticas educacionais que predominam nos governos César Maia, Luiz Paulo Conde e dos governos Eduardo Paes e Marcelo Crivella? Como os documentos curriculares que retratam estas políticas, reconfiguram os papéis desempenhados pelos gestores escolares e professores? Apresentamos duas diferentes vertentes de políticas vivenciadas nas escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. O sistema de Ciclos de Formação predominante nos governos César Maia e Luiz Paulo Conde e o sistema seriado dos governos Eduardo Paes e Marcelo Crivella. Os documentos curriculares que norteiam as políticas são: Núcleo Curricular Básico – Multieducação (RIO DE JANEIRO, 1996) e os documentos das atuais políticas, Orientações Curriculares (RIO DE JANEIRO, 2016), Descritores (RIO DE JANEIRO, 2018) e Cadernos Pedagógicos (RIO DE JANEIRO, 2018). Utilizamos como referências, principalmente: Ball (1994; 2001; 2002) e Carnoy (2002) para análise das políticas apresentadas; Marcondes 2013) para a verificação do papel dos gestores e professores diante das políticas educacionais. A análise dos documentos das duas políticas demonstrou que papel de gestores escolares e dos professores foi reconfigurado e estes profissionais assumiram papéis diferenciados diante das indicações dos textos que representam as políticas analisadas.
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