HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)

Autores

  • Maria Alveni Barros Vieira Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

História da educação, historiografia educacional

Resumo

Este Trabalho consiste na elaboração de algumas considerações sobre a produção historiográfica educacional no Brasil, no Piauí e na cidade de Picos (PI), a partir da análise da trajetória da História da Educação enquanto disciplina e campo cientifico. Tema recente na historiografia brasileira, a História da Educação vem conquistando seu espaço através da elaboração de trabalhos produzidos, principalmente, nos centros universitários. Embora seu itinerário revele sua vinculação a área da educação, percebe-se, atualmente, um movimento de aproximação entre a História da Educação e a História “tout court”, além do dialogo estabelecido com o conhecimento produzido no âmbito das Ciências Sociais. No contexto atual, consiste, como alguns dos principais desafios para a História da Educação Brasileira, a ampliação de conhecimento que possibilite fazer análises de qualidade do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-04-15

Como Citar

Barros Vieira, M. A. . (2002). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI). Linguagens, Educação E Sociedade, (8). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.