DEMISSÕES E RESISTÊNCIAS NO MAGISTÉRIO PÚBLICO PIAUIENSE (1860-1870): entre loucos, inábeis e adúlteras

Autores

  • MARIA ALVENI BARROS VIEIRA Universidade Federal Do Piauí

Palavras-chave:

Magistério público, Política local, Clientelismo

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo a análise das ingerências políticopartidaristas na construção do cargo público de professor na Província do Piauí no período de 1845–1889. Nesse artigo, procurar-se-á apontar indícios dos mecanismos estabelecidos entre a dinâmica da política local e clientelismo de Estado no exercício do magistério público piauiense. O recorte temporal delimitado nesse trabalho compreende os anos de 1860 a 1870 e justifica-se por ser o período em que acentuam-se os casos de exoneração, transferências, jubilamentos e substituições de mestres no Piauí provincial. Os relatórios provinciais, a comunicação entre inspetores paroquiais e os presidentes da Província e entre os mestres e as autoridades administrativas, configuram como fontes primárias deste trabalho. Além desses documentos, utilizou-se de livros que tratam de aspectos gerais da sociedade e da educação piauiense. As análises sobre o tema foram construídas a partir de diálogos estabelecidos com as noções de poder, domínio e estado patrimonialista delineadas por Marx Weber (1995 e1999) e adaptadas a análise da realidade sociedade brasileira por estudiosos como Raymundo Faoro (1991) e Simon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA ALVENI BARROS VIEIRA, Universidade Federal Do Piauí

Mestre Em Educação. Professora da Universidade Federal Do Piauí – Campus de Picos.

Referências

PINHEIRO FILHO, Celso. História da imprensa no Piauí. Teresina, PI: Zodíaco, 1997.

QUEIROZ, Teresinha. Os literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. Teresina: EdUFPI; JOÃO Pessoa: EdUFPB, 1998.

RIZZINI, Irma. A politicagem na instrução pública da Amazônia imperial: combates à política d'aldeia. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 10, jul-dez.2005.

SAMPAIO, Antônio. Velhas escolas - grandes mestres. Esperantina, PI: Prefeitura Municipal, 1996.

SCHWARTZMAN, Simon. Bases do autoritarismo brasileiro. São Paulo, SP: Campus,1988.

SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006.

SOUZA, Maria Cecília Cortez Cristiano de. A escola e a memória. Bragança Paulista, SP: EdUSF, 2000.

SUCUPIRA, Newton. O Ato Adicional de 1834 e a descentralização da educação. In: FÁVERO, Osmar. A educação nas constituintes brasileiras. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

TERESINA (PI). Diretoria Geral da Instrução Pública em Teresina. Pedido de remoção da professora da cadeira de primeiras letras da Vila de Picos. 1869.

TERESINA (PI). Presidência da Província. Demissão da professora da vila de Picos. 1869.

VEIGA, Cynthia Greive. A institucionalização das cadeiras de instrução elementar em Minas Gerais no século XIX e a produção da profissão docente. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2., 2002, Natal. Anais...Natal, 2002.

VIEIRA, Maria Alveni Barros. Educação e sociedade picoense: 1850-1930. . Teresina: EdUFPI, 2005.

VILLELA, Heloísa de Oliveira Santos. Do artesanato à profissão - Representações sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil - século XIX. Petrópolis (RJ): Vozes, 2005. v.II.

VILLELA, Heloísa de Oliveira Santos. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira et all (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix LTDA, 1995.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: EdUnB, 1999. v.2

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

BARROS VIEIRA, M. A. . (2008). DEMISSÕES E RESISTÊNCIAS NO MAGISTÉRIO PÚBLICO PIAUIENSE (1860-1870): entre loucos, inábeis e adúlteras. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 205-217. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1519

Edição

Seção

Artigos