FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: UM ESTUDO AVALIATIVO

Autores

  • Carmesina Ribeiro Gurgel Universidade Federal do Cearà
  • Ana Maria Pàdua de Oliveira Universidade Federal do Cearà
  • Maria do Socorro Leal Lopes Universidade Federal do Cearà
  • Raimundo Hèlio Leite Universidade Federal do Cearà

Palavras-chave:

Avaliação, Formação de Professores, Magistério da sérias iniciais

Resumo

Esta pesquisa teve como objeto de estudo avaliar a qualidade e a produtividade do curso de licenciatura – habilitação magistério das series iniciais/ convênio universidade Federal do Piauí e Prefeitura municipal de Miguel Alves. O universo investigado foi constituído por todos os alunos do referido Curso e dos professores que ministraram disciplinas, totalizando 80 alunos e 32 Professores. O estudo, de natureza quantitativa e qualitativa, demonstrou que o curso tem sido ministrado com um grau considerável de qualidade e produtividade. Após as análises das opiniões de alunos e professores, ficou constatada a necessidade de ações intervencionistas durante o processo de realização do curso. Os dados quantitativos foram digitados utilizando software SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package For Social Sciences), versão 8.0, e, para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada analise dos discursos dos professores e alunos. Nas conclusões, buscamos delinear, a partir das analises, referencias que poderão subsidiar a viabilidade do curso avaliado como uma proposta valiosa para contribuir e fortalecer as reflexões e tomada de decisão na realização de novos convênios, bem como para melhoria da qualidade de ensino nos Curso de Formação Docente na UFPI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-04-15

Como Citar

Ribeiro Gurgel, C. ., Pàdua de Oliveira, A. M. ., Socorro Leal Lopes, M. do ., & Hèlio Leite, R. . (2002). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: UM ESTUDO AVALIATIVO. Linguagens, Educação E Sociedade, (8). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2528

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)