FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: UM ESTUDO AVALIATIVO
Palavras-chave:
Avaliação, Formação de Professores, Magistério da sérias iniciaisResumo
Esta pesquisa teve como objeto de estudo avaliar a qualidade e a produtividade do curso de licenciatura – habilitação magistério das series iniciais/ convênio universidade Federal do Piauí e Prefeitura municipal de Miguel Alves. O universo investigado foi constituído por todos os alunos do referido Curso e dos professores que ministraram disciplinas, totalizando 80 alunos e 32 Professores. O estudo, de natureza quantitativa e qualitativa, demonstrou que o curso tem sido ministrado com um grau considerável de qualidade e produtividade. Após as análises das opiniões de alunos e professores, ficou constatada a necessidade de ações intervencionistas durante o processo de realização do curso. Os dados quantitativos foram digitados utilizando software SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package For Social Sciences), versão 8.0, e, para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada analise dos discursos dos professores e alunos. Nas conclusões, buscamos delinear, a partir das analises, referencias que poderão subsidiar a viabilidade do curso avaliado como uma proposta valiosa para contribuir e fortalecer as reflexões e tomada de decisão na realização de novos convênios, bem como para melhoria da qualidade de ensino nos Curso de Formação Docente na UFPI.