DESEMPENHO PROFISSIONAL, MOTIVO DA PERMANÊNCIA NO MAGISTÉRIO E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PROFISSÃO DOCENTE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • MARIA GORETI DA SILVA SOUSA Universidad Federal de Piauí
  • JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Profissão docente, Desempenho profissional, Professoras, História de Vida

Resumo

O presente artigo é o recorte de uma das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI- PPGEd no ano 2008, cujo objetivo é revelar o desempenho profissional, o motivo da permanência no magistério e os significados atribuídos à profissão docente de professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Moaci Madeira Campos, em Teresina-PI. Optamos pela pesquisa qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa autobiográfica (história de vida). Fundamentamos nossa opção metodológica em diversos teóricos que têm contribuído com seus estudos e pesquisas, sobre a importância do uso dessa alternativa de investigação que leva em conta novas propo stas sobre formação de professores e profissão docente, dentre eles destacamos: Ferraroti (1988), Dominicé (1988), Nóvoa e Finger (1988), Nóvoa (1988), Pineau (1988), Josso (1988, 2004) Bolívar (2002), e outros. Utilizamos como técnica de coleta de dados entrevista semiestruturada com 12 professoras em efetivo exercício do magistério. Os resultados evidenciaram que a formação inicial e continuada, o exercício da docência, a participação em movimentos sindicais, sociais, religiosos, vida familiar, o compromisso, a responsabilidade, trocas com colegas, convivência com profissionais comprometidos, competentes e responsáveis com a educação foram fundamentais nesse percurso e desempenho profissional das interlocutoras desta pesquisa. O grupo revelou também que o amor pela profissão, a realização pessoal e profissional, a identidade profissional e a crença na relevância social da profissão para a sociedade são indicadores fundamentais para que permaneçam no magistério até os dias atuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA GORETI DA SILVA SOUSA, Universidad Federal de Piauí

Mestre em Educação- UFPI; Especialista em Psicopedagogia e docente da FAESPI; Supervisora de Projetos-SEMEC; Professsora Formador do PARFOR- UFPI. 

JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, Universidad Federal de Piauí

Prof. Dr Associado da UFPI/CCE Prog. de Pós- Graduação em Educação(PPGEd); Diretor do Centro de Ciências da Educação –CCE – UFPI. 

Referências

BOLIVAR, A. (Dir.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2001.

CARVALHO, M. A. de. A prática docente: subsídios para uma análise crítica. In: MENDES SOBRINHO, J. A. de C.; CARVALHO, M. A. de. (Org.).Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 11-30.

CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: Nóvoa. (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto, Codex: 1999.

CARROLO, C. Formação e identidade profissional dos professores. In: ESTRELA, M. T. (Org.).Viver e construir a profissão docente.Porto: 1997, p. 21-50

CHAMON, M. Trajetória de Feminização do Magistério: ambigüidades e conflitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns de seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.

______. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.p. 51-61.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do mercado biográfico. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GAUHIER, C.; NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Quando o desafio é mobilizar o pensamento pedagógico do professor a uma experiência centrada na formação continuada. 230ª Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu-MG. Anais..., Caxambu-MG, 2000, p. 175.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira dos professores do Ensino Primário. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995. p.141-169.

HUBERMAN, M. O Ciclo de Vida dos Professores. In: NOVÓA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Codex, 1995. p. 31-61.

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito ao sujeito da forma. In: NÓVOA, A; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.

______. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004. p. 151-191.

MOITA, M. da C. Percursos de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. Porto: Porto, 1995. p. 111- 140.

NOVÓA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Codex, 1995.

______. Profissão professor. Porto: Porto Codex, 1999.

______. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prosalus. In: ______.; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988. p. 107-130.

______. FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.

______. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, A. (Coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1992.p. 15-32.

PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida. In: NÓVOA A; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. 2.ed. Lisboa: Pentaedro, 1988. p. 64-77.

SÉRON, A. G. Professorado, educação e sociedade: enfoques teóricos, estudos empíricos em sociologia do professorado. In: VEIGA, I. P. A.; CUNHA, M. I. da (Org.). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1999. p. 31-65.

SOUSA, M. G. S. A formação continuada e suas contribuições para a profissionalização de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Teresina PI: revelações a partir de histórias de vida. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes 2002.

VILELLA, H. de O. S. O mestre-escola e a professora: os primórdios da profissão docente no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIAS F. L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de Educação no Brasil 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. p. 95-134.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

DA SILVA SOUSA, . M. G. ., & DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, J. A. . (2012). DESEMPENHO PROFISSIONAL, MOTIVO DA PERMANÊNCIA NO MAGISTÉRIO E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PROFISSÃO DOCENTE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 43-62. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1377

Edição

Seção

Artigos