MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O EXERCÍCIO DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2498

Palavras-chave:

Professores homens. Educação infantil. Docência.

Resumo

Este artigo trata das produções científicas que versam acerca do exercício de professores homens no contexto da Educação Infantil. Utilizamos como banco de dados, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses Dissertações – BDTD, mais especificamente, as pesquisas defendidas no período de 2010-2020. Elencamos como objetivo geral do nosso estudo: mapear a produção do conhecimento sobre o exercício de professores homens na Educação Infantil. O percurso metodológico se encontra ancorado na abordagem qualitativa, onde fazemos um estudo do tipo bibliográfico, através da modalidade caracterizada como Estado da Arte. Tecer um olhar para a produção do conhecimento sobre professores homens na Educação Infantil, surge na perspectiva de investigar os principais desafios, enfrentamentos e tabus que cercam os docentes homens que atuam nessa etapa da Educação Básica, mas, também, de denunciar os quadros de machismo, sexismo e LGBTfobia que tem sido reproduzido nesses espaços. Nossas considerações apontam para a emergência de novos estudos em torno das experiências docentes de professores homens que atuam no contexto da Educação Infantil, tendo em vista que essa realidade vem sendo pouco explorada no âmbito das pesquisas acadêmicas.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Silva, M. A., & Carvalho Laje, A. (2021). MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O EXERCÍCIO DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010-2020). Linguagens, Educação E Sociedade, 25(48), 130–153. https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2498

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