O PODCAST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM UBERLÂNDIA, MG, COM ÊNFASE NOS ALUNOS PROTAGONISTAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2491

Palavras-chave:

Podcast. Ensino e aprendizagem de Literatura. Educação Tecnológica

Resumo

O trabalho aqui apresentado demonstra os resultados do estudo realizado sobre como o podcast pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Literatura na educação Básica, sob os conceitos da Educação Tecnológica. Assim, neste recorte, objetivou-se demonstrar as respostas para as seguintes questões da pesquisa focadas nos alunos protagonistas participantes: Como o uso do podcast pode atuar como recurso educacional que contribua positivamente para o gosto e hábito da leitura de textos literários? O uso deste recurso tecnológico é viável à Educação Básica? Os fundamentos teóricos e metodológicos pautaram-se em Eco (1979), Lèvy (1996, 2010), Castells (2012), Nóvoa (2010) e Kenski (2004, 2015) quanto às transformações comunicacionais e tecnológicas do Século XX e as mudanças na educação e, em Freire (2012, 2013, 2015) no que se refere ao conceito educacional de podcast. A pesquisa-ação evidenciou a construção do conhecimento de forma colaborativa por meio da tecnologia educacional a partir da mediação da professora-pesquisadora, com uso do ciberespaço e influência da cibercultura. Para a produção dos dados foram utilizados como instrumentos o podcast, os produtos gerados pelos alunos protagonistas (reconto da obra literária, pod-novela, meta-podcasts e podcast de registro), questionário estruturado aplicado aos alunos beneficiados e observações da professora-pesquisadora. Constatou-se que o uso de tal ferramenta tecnológica no contexto da Educação Básica, gerou benefícios quanto ao ensino e aprendizagem de Literatura junto aos alunos protagonistas que, de modo cooperativo, confirmam que a criação do podcast contribui para fluência, gosto e hábito da leitura, aprimoramento quanto ao ato de ler e falar em público, aprofundamento dos conhecimentos voltados aos tipos textuais trabalhados (novela de cavalaria, resenha) assim como dos processos de escrita (reescrita/síntese), além do desenvolvimento da criticidade dos mesmos, pois
perceberam que a pod-novela não substitui a obra, mas instiga sua leitura. Verificou-se que o podcast teve boa aceitação entre os alunos protagonistas, a ferramenta educacional apresentou certa facilidade quanto ao uso, financeiramente viável e em consonância com a Educação Tecnológica e o Ensino de Literatura na Educação Básica; no entanto, há necessidade de que o professor haja conforme o novo contexto educacional e tecnológico propõe – que gerencie habilidades e estimule a participação colaborativa de seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Eduardo. Introdução. In: TROYES, Chrétien de; MONMOUTH, Godofredo de Camanho; et al. Lendas dos Cavaleiros da Távola Redonda. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Introdução, p. 5-8.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim, org. – “Encontro sobre Podcasts, Braga, Portugal, 2009: actas”. Braga: CIED-UM, 2009. ISBN 978-972-8746-69-8. p. 293-298. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9421>. Acesso em: 12 mai. 2017.

CASTELLS, Manuel. A cultura da virtualidade real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência de massa e o surgimento de redes interativas. In: ______. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2012. Cap. 5, p. 413-466.

CONRAD, Josseimar Altissimo. Bibliotecas de edição disponíveis nos softwares editores de áudio. Ijuí, 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2014. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2722?show=full> Acesso em: 16 nov. 2018.

COLARES DA SILVA, Jackson Colares et al. Tecnologia educacional, produção sonora e recursos didáticos interativos. In: SIED:EnPED-Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de pesquisadores em Educação a Distância, ISSN 2316-8722, 2018, São Carlos. [Anais eletrônicos]. São Carlos, UFSCar, 2018. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/662>. Acesso em: 2 nov. 2018.

ECO, Humberto. Apocalípticos e Integrados. Trad. Pérola de Carvalho. Ed. Perspectiva, 1979.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Distinções educativas entre rádio e podcast. Revista Prisma.com. Porto, n. 18, 2012. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1957/3300>. Acesso em: 15 jun. 2017.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias – ISSN 1646-933X, América do Norte, 6, jul. 2013. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/340/184> Acesso em: 22 jun. 2017.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 391 – 411, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015391> Acesso em: 18 mai 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. 2004. Reflexões e indagações sobre a sociedade digital e a formação de um novo profissional / professor. Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa. ISSN 1695 – 288X, Vol. 3, Nº 2, 2004, p. 99 – 107.

KENSKI, Vani Moreira. 2015. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional. ISSN 1518-3483, V. 15, Nº 45, p. 423-441.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. 1ª Edição. São Paulo: Editora 34, 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2010.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia Amorim (2006). Podcast: Uma ferramenta para Usar Dentro e Fora da Sala de Aula. In Rui José & Carlos Baquero (Eds.), Proceedings of the Conference on Mobile and Ubiquitous Systems. Universidade do Minho, Guimarães, 155-158. Disponível em: <http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/476> Acesso em 5 jul. 2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

TROYES, Chrétien de; MONMOUTH, Godofredo de Camanho; et al. Lendas dos Cavaleiros da Távola Redonda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

Teixeira Rodrigues, S. F., Ferreira Brettas, A. C., & Pereira, O. J. (2021). O PODCAST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM UBERLÂNDIA, MG, COM ÊNFASE NOS ALUNOS PROTAGONISTAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 25(48), 106–129. https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2491

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.