DIREÇÕES ATUAIS DA AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: APONTAMENTOS FREIREANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2450

Palavras-chave:

Regulação e Governança; Administração e Gestão Escolares; Teoria Educacional de Paulo Freire.

Resumo

Este ensaio tece considerações e relações, mais ou menos dissonantes, estabelecidas entre o pensamento fundamental freireano e o atual regime de autonomia, administração e gestão das escolas públicas portuguesas. O objetivo central é contribuir para ressituar as transformações ocorridas na gestão escolar em Portugal, procurando (re)interpretá-las com recurso à teoria educacional de Paulo Freire. Temos em confrontação um texto e respetivas narrativa e racionalidade de pendor oficial, com efeitos prescritivos de um modelo de organização e gestão escolar, e as propostas freireanas sobre a administração da educação. Porquanto, desenvolvemos o nosso ensaio em torno da metodologia do círculo hermenêutico aplicada ao estudo da administração e gestão escolares. Em termos conclusivos asseveramos a tendência para o regime de autonomia e administração das escolas se mostrar refém da ideologia da despolitização da administração pública, subjugando os processos de participação escolar à política de resultados.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Pereira Ramalho, H. M. (2021). DIREÇÕES ATUAIS DA AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: APONTAMENTOS FREIREANOS. Linguagens, Educação E Sociedade, 25(48), 5–38. https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2450

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