JUVENTUDES: entre esperanças, estações interrompidas e desejos de paz

Autores

  • KELMA SOCORRO LOPES DE MATOS Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

juventudes, Projovem, cultura de paz

Resumo

O presente estudo trata dos jovens alunos do Projovem Fortaleza, com relação ao seu retorno à “escola”, como se sentem no Programa, quais os desafios que enfrentam após anos sem estudar em instituição oficial, como foram recebidos. Esses jovens falam de suas esperanças, após vivenciarem “estações de interrupção” quanto à continuidade de seus estudos devidas a vários motivos como entrar cedo no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, dentre outros. Trabalhamos, ainda, quanto à sua percepção sobre a construção da cultura de paz nas escolas. Para tanto realizamos pesquisas bibliográfica, documental e de campo (entrevistas, observações, grupos focais, registros de oficinas), entre 2005 e 2011, com jovens, docentes e gestão do Projovem em Fortaleza. Utilizamos, ainda, relatórios dos formadores. Como principais resultados ressaltamos que esses jovens buscam outras experiências educacionais, ante a “trajetória de interrupções” que vivenciam, no sistema educacional oficial (MATOS, 2003). Voltar a estudar, para a maioria dos jovens, é ter a esperança de que o Projovem exerça um papel fundamental no redimensionamento de suas vidas com: a conclusão do ensino fundamental e a certificação em apenas um ano; atribuição de bolsa; preparação para o mundo do trabalho, aquisição de qualificação profissional; ampliamento de sua rede de relações interpessoais. É preciso educar também sentimentos, emoções, valores, pois a capacidade de expressar e controlar os próprios sentimentos talvez seja um dos aspectos mais difíceis na resolução de conflitos. Por outro lado, a educação da afetividade pode levar as pessoas a se conhecerem e a compreenderem melhor suas emoções e as emoções dos outros ao seu redor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KELMA SOCORRO LOPES DE MATOS, Universidade Federal do Ceará

Professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Juventudes, Escola, Educação Ambiental, Cultura de Paz e Educação e Espiritualidade. 

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta; Anpocs, 1994.

_____. Os jovens como foco das ações da sociedade brasileira. São Paulo, 1999. 24 p. Apresentado ao II Seminário Juventude, Metrópole e Violência, realizado pelo Núcleo de Estudos do Depto. de Antropologia da PUC, abr. 1999.

ADRIANO, Carolina Nogueira. Qualificação Profissional no Projovem: a experiência de Fortaleza In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; SILVA, Paulo Roberto de Sousa (Orgs.). Juventudes e formação de professores: o Projovem em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2008. (p. 96-104)

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a Dicotomia na educação. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm Acesso em 30.05.2007.

ARAUJO FREIRE, Ana Maria. Educação para a paz segundo Paulo Freire. Revista Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PUC/RS, ano XXIX, n. 2, maio/ago. 2006.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, 1994.

ARORA, Harbans Lal. Terapias quânticas: cuidando do ser inteiro.Qualitymark, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In:_____. Questões de sociologia. São Paulo: Marco Zero, 1983.

BRASIL. Projeto Pedagógico Integrado do Projovem Urbano. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, 2008.

CAMPOS, Irenice de Oliveira; BRITO, Danielle Cláudio; ANDRADE, Ayla Patrícia de. A experiência da Ação Comunitária no Projovem em Fortaleza. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; SILVA, Paulo Roberto de Sousa (Orgs.). Juventudes e formação de professores: o Projovem em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2008. (p.83-95)

CAMPOS, Irenice de O; MATOS, Kelma S. L. de. A coragem de experimentar uma gestão democrática In VIEIRA, Sofia L.erche. (Orgs.).Eleição de diretores: o que mudou na escola?. Brasília: Editora Plano, 2001. p.129-146.

CARRANO, Paulo C. R. Juventudes: as identidades são múltiplas. Juventude, educação e sociedade. Movimento. Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. n.1. p. 11-27.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio cultural. In: _____.(Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p.136-161.

_____. Juventude e escola. In: SPOSITO, Marilia. Estado do conhecimento: juventude. Brasília: INEP, 2000.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FURLANI, Daniela Dias; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza: Editora UFC, 2012. p.38-54.

GROPPO, Luís Antônio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

GUIMARÃES Marcelo Rezende. Paz: reflexões em torno de um conceito. Disponível em http://www.dhnet.org.br/educar/balestreri/inquietude/marcelo_rezende.htm Acesso em 12.05.2005.

JARES, X. R. Educação para a paz: sua teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

_____. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athenas, 2007.

LUCK, Heloisa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em aberto. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, v.17, n.72, p. 11-34, fev/jun. 2000.

MACLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.

MADEIRA, Felícia. Recado dos jovens: mais qualificação. In: CNPD. Jovens acontecendo nas trilhas das políticas públicas. Brasília:CNPD, 1998. p.427-498.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Juventude, professores e escola: possibilidades de encontros. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2003.

________. Juventudes e cultura de paz: diálogos de esperança. In: PINTO, A.C.; ARAÚJO, C.J.S.; COSTA. H. L. (Orgs.). Formação do pesquisador em educação: questões contemporâneas. Anped. Maceió: EDUFAL, 2007. p. 215-224.

_____. Formação Docente do Projovem em Fortaleza: aprendizados, vivências e esperanças. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; SILVA, Paulo Roberto de Sousa (Org.). Juventudes e formação de professores: o Projovem em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2008. p. 23-35.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de;NONATO JUNIOR, Raimundo. O Projovem em Fortaleza e a Educação para a Juventude: percepções de jovens e docentes In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; SILVA, Paulo Roberto de Sousa (Orgs.). Juventudes e formação de Professores: o Projovem em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2008. p. 54-68.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de LUZ, Angélica Maria Santos; SOUZA, Cícera Aline de Sousa. Formação de Professores no Projovem Fortaleza: processos dialógicos na construção de um modelo de formação integral. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (Org.). Projovem: experiências com formação de professores em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p.13-20.

MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. In: PERALVA, Angelina, SPÓSITO, Marília Pontes. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n.º 5 e 6, p. 5-14, maio/dez. 1997.

NOVAES, Regina R. Juventude e participação social: apontamentos sobre a reinvenção da política. In: ABRAMO, Helena W.; FREITAS, Maria Virgínia de; SPÓSITO, Marília Pontes. (Orgs.). Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2000. p. 46-70.

PARO, Vitor H. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã. 1995

PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Parte I – Bases Legais. Brasília, 2000.

PERALVA, Angelina T. O jovem como modelo cultural. In: PERALVA, Angelina; SPÓSITO, Marília Pontes. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 5 e 6, p. 15-24), maio/dez. 1997.

PLANO Nacional de Formação para Gestores, Formadores e Educadores. Brasília: ProJovem Urbano, 2008

POLÍTICAS públicas de/para/com juventudes. Brasília: UNESCO, 2004.

RABBANI, Martha Jalali. Porquê educar para a paz. Disponível em http://www.inpaz.cjb.net/Salvador. 01/02/2002. Acesso 30.10.2006

SANTOS, Boaventura de S. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Rio de Janeiro. Palestra proferida no VII Congresso Brasileiro de Sociologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 4 a 6 de setembro, 1995

SALGADO Maria Umbelina Caiafa. (Org.). Manual do educador do Projovem – Unidade formativa I. Coleção Projovem. Brasília: Presidência da República. Secretaria Geral, 2005.

SANTOS, Deribaldo. A qualificação profissional no Projovem: limites e possibilidades das políticas públicas neoliberais. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; SILVA, Paulo Roberto de Sousa. (Orgs.). Juventudes e formação de Professores: o Projovem em Fortaleza. Fortaleza:Edições UFC, 2008. p.103-117.

SILVA, Paulo Roberto de Sousa. O projeto pedagógico do Projovem e os desafios da integração: a arte de equilibrar-se entre o proposto e o imprevisível. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; SILVA, Paulo Roberto de Sousa. (Orgs.). Juventudes e formação de Professores: o projovem em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2008. p.36-53.

SOARES, Rosileide de Maria Silva; BRAGA, Jaceline de Lima; DUARTE, Livia Maria MATOS, Kelma Socorro Lopes de. A formação e contribuições da qualificação profissional na articulação das dimensões educativas do Projovem Fortaleza. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (Org.). Projovem: experiências com formação de professores em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p.32-43.

SPOSITO, Marilia P. Jovens e Educação: novas dimensões de exclusão. Em Aberto, Brasília, a. 11, n. p. 7-56, out./dez.1992.

_____. Estudos sobre juventude em educação. In: PERALVA, Angelina, SPÓSITO, Marília Pontes. (Orgs). Juventude e Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 5 e 6, p. 37-52,maio/dez. 1997.

TORRES, Ártemis; GARSKE, Lindalva Maria N. Diretores de Escola: o desacerto com a democracia. Em Aberto. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 17. n. 72, p. 60-70, fev./jun.2000.

TILLMAN, Diane; COLOMINA, Pilar Quera. Programa Vivendo valores na Educação: guia de capacitação do educador. São Paulo: Editora Confluência, 2004.

YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

LOPES DE MATOS, K. S. . (2013). JUVENTUDES: entre esperanças, estações interrompidas e desejos de paz. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 279-302. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1351

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)