REFLEXÃO CRÍTICA: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Reflexão Crítica, Formação Docente, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este texto é uma síntese da metodologia que vimos aplicando na minha tese de doutorado. Os estudos que tenho realizado revelam a complexidade da função docente e a necessidade de se criar contextos de formação possibilitadores do exercício de reflexão crítica sobre as práticas docentes no contexto da universidade.
Downloads
Referências
LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas,2001.
______. Desenvolvimento cognitivo. 3.ed. São Paulo: Ícone, 2002.
MAGALHÃES, M.C.C. Sessões Reflexivas como uma Ferramenta aos Professores para a Compreensão Crítica das Ações da Sala de Aula. 5o. Congresso da Sociedade Internacional para Pesquisa Cultural e Teoria da Atividade. Amsterdam: Vrije University, 18-22 de junho. 2002.
______. Pesquisa em formação de educadores: A pragmática como negociação de sentidos. Cadernos de Lingüística Aplicada,USP, n. 30, p. 57-70, 1996.
PAQUAY, L.; WAGNER, M. C. Formando professores profissionais: três conjuntos de questões. In: PERRENOUD, P. Formando Professores Profissionais: Quais estratégias? quais competências? 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SADALLA, A. M. F. de A. Com a palavra, a professora: suas crenças, suas ações. Campinas, São Paulo: Alínea, 1998.
SMYTH, J. Teachers’ work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n 2, p.167-300. 1992.
______. Refletion in action. Victoria, Deakin University Press, 1986.
______. A rationale for teachers critical pedagogy: a handbook. Victoria, Deakin University Press. 1987.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, L.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone. 1988.
ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.