O MESTRE-ESCOLA: CULTURA, SABERES ESCOLARES E A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (GOIÁS 1930-1964)

Autores

  • FÁTIMA PACHECO DE SANTANA INÁCIO Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Mestre-escola, escolarização, saberes escolares, práticas pedagógicas

Resumo

O texto busca reconstruir a atuação dos mestresescolas em Goiás, entre 1930 a 1964, buscando: identificar aspectos cotidianos das relações estabelecidas com empregadores, com alunos, com familiares e com a sociedade onde viveram; estabelecer uma interlocução entre a dinâmica do trabalho, ou seja, as especificidades desta ocupação e as transformações encaminhadas pelo Estado, no período, momento que possibilita identificar uma concepção renovadora do ensino no país, como condição para o desenvolvimento econômico do Estado. O enfoque privilegia temáticas voltadas para a origem e relações de trabalho do mestre-escola; o processo de estadualização do trabalho do mestreescola e sua remuneração salarial; os conteúdos e práticas pedagógicas do mestre-escola; o tempo e o espaço escolar utilizado nessa dinâmica educacional.

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Biografia do Autor

FÁTIMA PACHECO DE SANTANA INÁCIO, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação, vinculada ao grupo HISTEDBR.Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Professora Assistente da Universidade Federal de Goiás - UFG, Campus de Catalão

Referências

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Publicado

2006-06-15

Como Citar

DE SANTANA INÁCIO, F. P. . (2006). O MESTRE-ESCOLA: CULTURA, SABERES ESCOLARES E A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (GOIÁS 1930-1964). Linguagens, Educação E Sociedade, (14), 85–104. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1562

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