O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)

Autores

  • ELOMAR TAMBARA

Palavras-chave:

Aparelho ideológico, Igreja Católica, Estado, Educação

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar uma das formas de inculcação ideológica utilizada pela Igreja Católica, a epistolar, quanto a seus posicionamentos em relação à educação. A rigor, estas epístolas têm o objetivo de tratar, de maneira formal, de temas que merecem particular atenção tanto do episcopado quanto do Vaticano. De modo especial, a partir de meados do século XIX, três temáticas predominaram na preocupação da Igreja Católica: o comunismo, o matrimônio e a educação. Este trabalho investigou, dentro do processo de “romanização” da Igreja, o papel atribuído ao aparelho ideológico escolar. O período em análise (1830-1935) caracteriza-se, justamente, pela consolidação da hegemonia ultramontana. A principal estratégia utilizada pela Igreja Católica para a consolidação deste processo foi a implantação de uma rede de ensino confessional baseada, principalmente, na atuação das congregações religiosas e de uma intricada relação com o positivismo político e com estruturas sociais conservadoras então hegemônicos no Brasil. O que se observa ao final da República Velha é que a Igreja Católica conseguiu retomar seu papel hegemônico no processo de formação ideológica, apesar do caracterizado papel de coadjuvante no aspecto político. Ademais, evidencia-se que este processo ocorreu, em grande monta, através do domínio do aparelho ideológico escolar pela Igreja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, J. M. de. A construção da Ordem. Brasília: UNB.

CAXIAS, Candido Maria de. Primeira Carta Pastoral (Prelazia de Vacaria). Porto Alegre: Globo, 1936

DELLA-CAVA, R. Igreja e Estado no Brasil do século XX: sete monografias recentes sobre o catolicismo brasileiro 1961/64. Estudos Cebrap 12. São Paulo, Editora Brasileira de Ciências, 1979

FINKE, R. The consequences of religious competition. New York: Routledge, 1997

GOMES, M. da S. Acção Social Catholica. Fortaleza: Typ. Minerva, 1914.

GREGORIO XVI. Mirari vos. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

LEÃO XIII. Libertas. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

______. Immortale Dei. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

______. Sapientiae Christianae. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

MICELI, S. A Elite Eclesiástica Brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand, 1988

OLIVEIRA, A. Plenitudo Potestatis e o método da filosofia social. Pelotas: Educat, 2003.

PASTORAL COLLECTIVA dos Senhores Bispos das províncias ecclesiasticas de S. Sebastião do Rio de Janeiro, Marriana, São Paulo, Cuyabá e Porto Alegre. Rio de Janeiro: Typographia Leuzinger, 1915

PIO IX. Syllabus. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

PIO X. Acerbo Nimis. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

______. Parendi Domici Gregis. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

PIO XI. Carta ao Episcopado Filipino. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

______. Divini Redemptoris. In: Colecion de Encíclicas y Cartas Pontifícias. Buenos Aires: Poblet, 1944.

RESOLUÇÕES do episcopado da província eclesiástica de Porto Alegre. Porto Alegre: Typographia do Centro. 1920

ROMANO, R. A Igreja contra Estado. São Paulo: Kairós, 1979.

SOUSA, D. J. S. de. Pastoral Religião, Educação, Divorcio e Voto. Diamantina: Typ. D’ A Estrela Polar, 1932.

STARK, R. A theory of religion. New Brunswink, Rutgers University Press, 1996.

WEBER, M. Economy and Society.Berkeley: Univ. California, 1978.

Downloads

Publicado

2006-06-15

Como Citar

TAMBARA, E. . (2006). O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935). Linguagens, Educação E Sociedade, (14), 24-36. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557

Edição

Seção

Artigos