CONTRIBUIÇÃO PARA A MEMÓRIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE, ATRAVÉS DA MULHER-PROFESSORA

Autores

  • DIOMAR DAS GRAÇAS MOTTA Universidade Federal do Maranhão
  • ELISÂNGELA SANTOS AMORIM Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Mulher-professora, Memória, Imperatriz-Maranhão

Resumo

Ao contemplarmos estudos sobre a memória e, em especial, a memória de mulheres, somos muitas vezes criticadas, alegando-se o excesso de subjetividade que estes carregam. Essas preocupações, já demonstram que há um interesse científico voltado para a problemática da memória. Com essas observações procurouse contribuir para a incipiente historiografia da educação maranhense, através de mulheres -professoras, com a perspectiva de fomentar a discussão sobre elementos representativos do lugar da mulher na história da educação, formação escolar, atuação profissional e social, em contextos municipais. Esta contribuição, através da Profª. Edelvira Barros, do município de Imperatriz – MA, tem como suporte principal os estudos de Perrot (2005), que denotam a especificidade da escrita da história da mulher, apesar do silêncio das fontes. Salienta-se que estas últimas, neste estudo, se constituíram de duas obras e uma entrevista. A incursão nesta temática decorre das atividades da pesquisa Mulheres-professoras: saberes e táticas, do Núcleo de História e Memória da Educação no Maranhão - NUMHE, que tem a memória de professoras e professores como um dos seus eixos.

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Biografia do Autor

DIOMAR DAS GRAÇAS MOTTA, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela UFF. Professora dos Programas de Pós Graduação e Saúde Materno Infantil da UFMA.

ELISÂNGELA SANTOS AMORIM, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestra em Educação pela UFMA, Professora do Departamento de Educação II da UFMA.

Referências

BARROS, Edelvira Marques de Moraes. Eu, Imperatriz. Goiânia: Ed. Rio Bonito, 1972.

BENJAMIN, Walter. Magra e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDEU, Pierre. Lições da Aula. São Paulo: Ática,1988

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FORMIGA, Conceição. Imperatriz mulher e mulheres. Imperatriz, MA: Ética, 2004.

LE GOFF, Jacques. Memória. Enciclopédia Einaudi, Memória-História. Porto: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984.

MOTTA, Diomar das Graças. As mulheres professoras na política educacional no Maranhão. São Luis, EDUFMA, 2003..

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

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Publicado

2008-06-15

Como Citar

DAS GRAÇAS MOTTA, D. ., & SANTOS AMORIM, . E. (2008). CONTRIBUIÇÃO PARA A MEMÓRIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE, ATRAVÉS DA MULHER-PROFESSORA. Linguagens, Educação E Sociedade, (18), 167–173. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1538

Edição

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