REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO
Palavras-chave:
Província de Sergipe, Inglês de Sousa, Pedagogia ModernaResumo
A discussão empreendida neste artigo trata de um estudo que propõe uma reflexão e investigação acerca da docência universitária, especificamente nos cursos jurídicos. Partiu-se de uma breve contextualização histórica sobre o ensino superior e o ensino jurídico no Brasil para, em seguida, discutir as preocupações que refletem a ação didática a partir da prática e formação dos professores. Para tanto, tomamos como referência os estudos de Pimenta (2002), Schön (1992), Rosemberg (2002), Vasconcelos (2000), Cunha (2005), entre outros. Analisar a prática docente do professor universitário demanda entendê-la como uma prática complexa que supõe uma ação reflexiva, comprometida e competente. Ao professor universitário compete, além da organização das condições de aprendizagem, a tarefa de produzir conhecimento e de socializar o saber técnico científico da sua área específica, historicamente acumulado e por ele apropriado nos processos de formação acadêmica e continuada e na vivência da práxis educativa no contexto escolar. Neste contexto, é pertinente, então, questionarmos: Como ocorre o processo de tornar-se professor no ensino superior? Como se dá a prática pedagógica dos professores do curso de Direito? Essas reflexões, com certeza, além de proporcionar importantes lições, possibilita também uma discussão mais consciente dos problemas atuais e, nos conduz a considerações mais adequadas, sustentáveis e coerentes.
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