QUE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NEGRAS SE ENSINAM NOS MUSEUS? DO ESQUECIMENTO AO RECONHECIMENTO

Autores

  • MARIA ANGÉLICA ZUBARAN Universidade Luterana do Brasil
  • LISANDRA MARIA RODRIGUES MACHADO Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8708

Palavras-chave:

Memórias negras, História afro-brasileira, Representações, Pedagogias culturais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar como as memórias e histórias de afro-brasileiros têm sido narradas nos museus do Rio Grande do Sul e mapear os possíveis ensinamentos que são produzidos sobre o negro nas exposições museais, mais especificamente, no Museu Júlio de Castilhos e no Museu de Percurso do Negro na cidade de Porto Alegre. A abordagem teórica que articula as memórias negras com os museus e a educação é o campo dos Estudos Culturais em Educação, que permite ampliar o conceito de pedagogia, para além dos muros da escola, incluindo várias outras instâncias educativas, entre elas os museus. São centrais nesse estudo os conceitos de representação e pedagogias culturais, o primeiro, com base no trabalho de Stuart Hall e o último, apropriando-se dos estudos de Marisa Vorraber Costa, Rosa Hessel Silveira e Luis Henrique Sommer. Entre as conclusões desse estudo se destaca no Museu Júlio de Castilhos, as representações racializadas do “outro” negro, naturalizando a diferença étnico-racial, construindo um negro genérico, homogêneo e estigmatizado pela escravidão, tal qual foi instituído pela mentalidade colonialista europeia. Por outro lado, o Museu de Percurso do Negro se valeu de contra estratégias de representação, da reversão e substituição de significados negativos por positivos para valorizar e dar visibilidade a riqueza das memórias e histórias negras no centro da cidade de Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA ANGÉLICA ZUBARAN, Universidade Luterana do Brasil

Ph.D. em História, State University of New York. Professora do Curso de História e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

LISANDRA MARIA RODRIGUES MACHADO, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Designer Educacional do Núcleo de Educação Profissional do SENAC-RS. 

Referências

ABREU, Regina. Museus etnográficos e práticas de colecionismo: antropofagia dos sentidos. Revista do Patrimônio Histórico eAr- tístico Nacional, n. 31, p. 100-125, 2005.

ARAÚJO, Emanoel. Negras Memórias: O imaginário luso-afro-brasi- leiro e a herança da escravidão. EstudosAvançados, v. 18, n. 50, 2004.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania emPretoeBranco: discu- tindo as relações raciais.São Paulo: Ática, 1999.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CHAGAS, Mário. Háumagotadesangueemcadamuseu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 23,p. 36-61, maio/jun./jul./ ago. 2003.

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo. Museus e Exposições e suas Representações sobre o Negro no Brasil. V Simpósio Interna- cional do Centro de Estudos do Caribe no

Brasil. Salvador, 2008.

DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA,Jorge; SKLIAR, Carlos. (Org.). HabitantesdeBabel: política e poéticas da diferen- ça. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1999.

HALL, Stuart. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London/Thousand Oaks/ NewDelhi: Sage, 1997.

______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução Tomaz Tadeu Silva. Petrópolis:Vozes, 2000. P. 103-133.

LODY, Raul. O Negro no Museu Brasileiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MACEDO, José Rivair. Os educadores em face da educação antirra- cista: o desafio necessário. In: BITTENCOURT JR, Iosvaldyr Carva- lho; SABALLA, Viviane. (Org.).Procedimentos didático-pedagógi- cos aplicáveis em História e cultura afro-brasileira. PortoAlegre: Ed. UFRGS, 2012. P. 29-34.

MATTOS, Hebe; ABREU, Martha; DANTAS, Carolina Viana e MORA- ES, Renata. Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a ação política dos afrodescendentes e as representações da cultu- ra brasileira. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Org.) A história na escola: auto- res, livros e leituras. Rio de Janeiro: FGV, 2009 p. 299-320.

NEDEL, Letícia Borges. Paisagens da Província: o regionalismo sul riograndense e o Museu Julio de Castilhos nos anos 1950. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto Filosofia e Ciências Huma- nas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

PINHO, Patricia deSantana. ReinvençõesdaÁfricanaBahia. São Paulo: Annablume, 2004.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n. 3, 1989.

SANCHES, Pierre. Percursosde sincretismo noBrasil. Rio de Janei- ro: Ed. Verj, 2001.

SANTOS, Milton Silva. Afinal, o que são religiões afro-brasileiras? In: FELINTO. Renata (Org.) Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores e fazeres para os alunos. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Entre o tronco e os Atabaques: a representação do negro nos Museus Brasileiros. ColóquioInterna- cionalProjetoUNESCO: 50 anos depois. Janeirode 2004.

SCHWARCZ,LiliaMoritz.OEspetáculodasRaças–cientistas,ins- tituições e questão racial no Brasilde 1870-1930. São Paulo:Com- panhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

ZUBARAN, M. A. ., & RODRIGUES MACHADO, L. M. . (2014). QUE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NEGRAS SE ENSINAM NOS MUSEUS? DO ESQUECIMENTO AO RECONHECIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 04-20. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8708

Edição

Seção

Artigos