ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Formação de professores, História do ensino de ciênciasResumo
A produção de estudos e pesquisas sobre o ensino de ciências teve aumento considerável nas últimas décadas, embora seus resultados pouco tenham alcançado a sala de aula, com poucas melhorias. Este artigo tenta rever algumas contribuições históricas e de pesquisas desenvolvidas na área, priorizando aspectos como reformas de ensino e formação docente, na tentativa de melhor compreender os obstáculos que têm impedido sua melhoria e apontar possíveis caminhos de mudanças. A pesquisa, de caráter qualitativo, priorizou como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo indica que durante a sua trajetória o ensino de ciências enfrentou muitas inconstâncias, reflexo do contexto político, econômico e social; de reformas impostas e operacionalizadas inadequadamente; de tentativas ora frustradas, ora bem sucedidas de formação inicial e continuada de docentes, dentre outros problemas. As reflexões tecidas apontam para a necessidade de um olhar mais detalhado e crítico nos currículos de formação nas Licenciaturas, propostos e recém reformulados, na procura de transformar a educação científica tendo em vista sua melhoria.
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