VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8205Palavras-chave:
escola, violência, imaginário, ambivalência, cotidiano, complexidadeResumo
O presente artigo busca evidenciar um imaginário da violência que estrutura e desestrutura a instituição escolar expressando a complexidade do fenômeno com base na ambivalência em que esse é composto. Também, reconhecer a pluralidade da violência enquanto fenômeno complexo que é intrínseco ao homem, configurando-o e configurando um imaginário sociocultural do ambiente escolar. Assim, embasados na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Teoria do Imaginário criada por Gilbert Durand mostramos o quanto a escola é um ambiente rico em termos simbólicos organizacionais e pode nos oferecer pistas para o enfrentamento da violência escolar.
Downloads
Referências
ARAÚJO. A. F. R. A. Quando o imaginário se diz educacional. Revista brasileira DE Estudos pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 679-705, set./dez. 2010.
BARROS, M. de. Ensaios Fotográficos. Rio de Janeiro: Record, 2001.
CANDAU, V. Reinventar a escola. In: Reinventar a escola. Vozes, 2012.
CHAVES, I. M. A. B. A formação do professor e a violência nas escolas: entre o poder e a potência. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.
DADOUN, R. A violência: ensaio acerca do “homo violens”. Rio de Janeiro: DIFEL,1998.
DUBORGEL, B. Imaginário e Pedagogia. Lisboa, Instituto Piaget, 1995.
DURAND, G. O imaginário: ensaios acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro, Difel, 1998.
___________. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes 2002.
GOMES, I. R. Ritual escolar de avaliação e violência: uma análise sobre a corporeidade. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.
GUIMARÃES, Á. M. A dinâmica da violência escolar: conflito e ambiguidade. Campinas: Ed. Autores Associados, 2005.
_______________. O imaginário da violência e a escola. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.
LOUREIRO, A. M. L. Imaginário, violência e organização escolar: expressões mítico simbólicas. In: PORTO, S. T.; FERREIRA, S. B. (Org.). Tessituras do imaginário. Cuiabá: Edunic, Cice/Feusp,2000.
MAFFESOLI, M. Dinâmica da Violência. São Paulo: Vértice, 1987.
MORIN, E. O Enigma do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
PAULA CARVALHO, J. C. A inquisição e o problema da alteridade: uma abordagem da Antropologia Profunda. Rev. Ciênc. Soc. v.18/19, n.12, 1987
SPOSITO, M. P. Um breve balanço da pesquisa sobre a violência escolar no Brasil. In educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, v.27, n° 1, p. 87-103, jan/jun. 2001.
TANUS, M. I. J. Imaginário da violência escolar: trajetos. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.