ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis

Autores

  • CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Formação de professores, História do ensino de ciências

Resumo

A produção de estudos e pesquisas sobre o ensino de ciências teve aumento considerável nas últimas décadas, embora seus resultados pouco tenham alcançado a sala de aula, com poucas melhorias. Este artigo tenta rever algumas contribuições históricas e de pesquisas desenvolvidas na área, priorizando aspectos como reformas de ensino e formação docente, na tentativa de melhor compreender os obstáculos que têm impedido sua melhoria e apontar possíveis caminhos de mudanças. A pesquisa, de caráter qualitativo, priorizou como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo indica que durante a sua trajetória o ensino de ciências enfrentou muitas inconstâncias, reflexo do contexto político, econômico e social; de reformas impostas e operacionalizadas inadequadamente; de tentativas ora frustradas, ora bem sucedidas de formação inicial e continuada de docentes, dentre outros problemas. As reflexões tecidas apontam para a necessidade de um olhar mais detalhado e crítico nos currículos de formação nas Licenciaturas, propostos e recém reformulados, na procura de transformar a educação científica tendo em vista sua melhoria.

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Biografia do Autor

CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação; Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, nas áreas de Ensino de Ciências e Docência no Ensino Superior; Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Universidade de Brasília em Docência do Ensino Superior e Ensino de Ciências.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

BRAVO E SÁ CARNEIRO, C. C. . (2008). ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 40–54. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506

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