A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EJA: DAS PROPOSIÇÕES POLÍTICAS AO QUE PENSAM ESSES PROFESSORES SOBRE A DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Docente, FormaçãoResumo
A educação, imersa no cenário social da atualidade, marcado por exigências ligadas a interesses específicos, sejam eles econômicos, políticos, culturais, tecnológicos, dentre outros, destaca-se como espaço formativo de pessoas para atuarem nesse cenário e corresponderem às expectativas e capacidades a elas sobrepostas. A partir dessa consideração, o presente trabalho apresenta uma reflexão sobre essa realidade, enfatizando os processos de formação docente nela inseridos, em especial, daquele profissional voltado a alunos jovens e adultos. Assim, tomando como objetivo de pesquisa compreender as concepções que os professores atuantes na EJA assumem quando discorrem sobre o ser docente nesta modalidade de ensino enquanto campo de ação profissional, este texto apresenta os resultados conclusivos da primeira etapa de nossa investigação, realizada com docentes dos níveis iniciais da EJA em escolas públicas da cidade do Natal/RN. Em seu decorrer, destacamos os dados obtidos por meio da Técnica da Associação Livre de Palavras aplicada junto aos professores, através da qual puderam evidenciar suas concepções sobre ser docente em EJA. Essa metodologia nos permitiu perceber a forma como esses professores pensam e se mostram integrados nesse contexto de atuação. As colocações realizadas possibilitaram-nos entender que os docentes da EJA concebem essa modalidade de ensino como um espaço de singularidades, carente de inovações e composto de incertezas, irregularidades e, por vezes, de insatisfações. Mais ainda, que os professores raramente se veem implicados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos jovens e adultos, muito menos nos espaços formativos, lócus de tal processo.
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