A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso

Autores

  • MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Saberes Pedagógicos, Habitus, Campo, Cotidiano

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de construção e socialização dos saberes pedagógicos na prática de cinco docentes universitários do Campus Ministro Reis Velloso, Universidade Federal do Piauí. Optamos pela abordagem qualitativo-interpretativa com base nas características apontadas por Pérez Gómez (1998) e como técnicas de coleta de dados a entrevista não-estruturada, a observação em sala de aula e a história de vida. Para analisar os dados utilizamos as noções de habitus e de campo de Bourdieu (1972; 1994), o conceito de saber de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), saberes pedagógicos de Rodrigues (2001) e a noção de cotidiano de Heller (1970; 1977). A pesquisa revelou que os professores constroem, reconstroem e socializam os saberes pedagógicos no cotidiano de sala de aula por meio de fontes diversas como: participação em eventos científicos, aquisição de literatura especializada, investimento em formação contínua, interação com os alunos, troca de experiência com os pares e a utilização da vivência profissional adquirida nos percursos pessoal e profissional. Constatamos que os professores demonstraram interesse na aquisição e  incorporação de saberes pedagógicos e os consideram essenciais na docência universitária. Esses saberes foram construídos por meio do estudo e da postura investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação. Professora da Universidade Federal do Piauí. 

Referências

BESERRA, M. P. do S. A construção dos saberes pedagógicos na prática dos docentes da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI. 2002.190f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2002.

BOURDIEU, P. Esquisse d’une thèorie de la pratique. Genebra: Droz, 1972.

______. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

CAPPELLETTI, I. F. A docência no ensino de terceiro grau. In: D’ANTOLA, A. (Org.). A prática docente na universidade. São Paulo: EPU, 1992. p.13-18.

DAMASCENO, M. N. Saber da prática social e saber escolar: refletindo essa relação. In: Anais da 19ª Anped, 1996. (Disquete).

FERNANDES, C. M. B. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 95-112.

FONTOURA, H. A. da. A formação do professor universitário: consideração propostas de ação. In: CHAVES, M.; SILVA, W. C. (Org.). Formação de professores: narrando, refletindo, intervindo. Rio de Janeiro: Quartet, 1999.

FROTA, P. R.; ALVES, V. C. Conversando com quem ensina, mas pretende ensinar diferente. Florianópolis: Metrópole, EdUNOESTE, 2000.

HELLER, A. O cotidiano e a história. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

_____. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Ediciones Península, 1977.

KRAMER, S; SOUZA; S. J. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: KRAMER, S; SOUZA; S. J. (Org.). História de professores: leitura, escrita e pesquisa educacional: São Paulo: Ática, 1996. p. 13-41.

MASETTO, M. T. (Org.). Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 9-26.

ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1994.

PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativa. In: SÁCRISTAN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. (Org.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 99-117.

PIMENTA, S. G. (Org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo:Cortez, 2000. p. 15-34.

RODRIGUES, J. R. T. A prática docente leiga e a construção de saberes pedagógicos. 2001. 286f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. São Paulo,2001.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.

______ Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE; L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.

THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber de experiência das práticas educativas. Cadernos de Pós-Graduação, Fortaleza, n.5, p.1-4, set 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor do terceiro grau. São Paulo: Pioneira, 1996.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

DO SOCORRO BESERRA SOARES, M. P. . (2008). A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 15-27. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504

Edição

Seção

Artigos