A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
Palavras-chave:
Saberes Pedagógicos, Habitus, Campo, CotidianoResumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de construção e socialização dos saberes pedagógicos na prática de cinco docentes universitários do Campus Ministro Reis Velloso, Universidade Federal do Piauí. Optamos pela abordagem qualitativo-interpretativa com base nas características apontadas por Pérez Gómez (1998) e como técnicas de coleta de dados a entrevista não-estruturada, a observação em sala de aula e a história de vida. Para analisar os dados utilizamos as noções de habitus e de campo de Bourdieu (1972; 1994), o conceito de saber de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), saberes pedagógicos de Rodrigues (2001) e a noção de cotidiano de Heller (1970; 1977). A pesquisa revelou que os professores constroem, reconstroem e socializam os saberes pedagógicos no cotidiano de sala de aula por meio de fontes diversas como: participação em eventos científicos, aquisição de literatura especializada, investimento em formação contínua, interação com os alunos, troca de experiência com os pares e a utilização da vivência profissional adquirida nos percursos pessoal e profissional. Constatamos que os professores demonstraram interesse na aquisição e incorporação de saberes pedagógicos e os consideram essenciais na docência universitária. Esses saberes foram construídos por meio do estudo e da postura investigativa.
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