FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação de Professores, Oficinas Didático-Pedagógicas, Construção do ConhecimentoResumo
O artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares.
Downloads
Referências
CARVALHO, Edgard de Assis. Enigmas da Cultura. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 99).
CASTRO, Ronaldo Souza de; SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Vygotsky e Piaget: contribuições para a educação ambiental. In: NOAL, Fernando Oliveira; REIGOTA, Marcos; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima (Org.). Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.
COLL, César Salvador et al. O construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996.
DRESCH, F.J.C; FERREIRA, A. R; ROSSO, A .J. PCN´s, educação ambiental e a formação de professores. In: SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2.; ENCONTRO DA REDE SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO SUL, 1, 2003 – Itajaí, Santa Catarina. Anais... Itajaí, Santa Catarina: UNIVALI, 2003. 1 CD-ROM.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução: Kátia de Melo e Silva. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).
KESSERLING, Thomas. Jean Piaget. Tradução de Antônio Estevão Allgayer e Fernando Becker. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
LEFF, Enrique. A Complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolff. São Paulo: Cortez, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF:UNESCO, 2003.
PARDO DÍAZ, A. Educação Ambiental como Projeto. Tradução de Fátima Manuel. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
______. Biologia e conhecimento. 2. ed. Porto: Rés Ed., 2000.
PIAGET, Jean; GRÉCO. Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Coleção Primeiros Passos).
______. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ROSSO, Ademir José; BECKER, Fernando; TAGLIEBER, José Erno. A produção do conhecimento e a ação pedagógica. Educação & Realidade, Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, v. 23, n. 2 p. 63–82. jul./dez. 1998.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de Ensino: por que não? 3. ed. Campinas, SP:Papirus, 1995.