A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE

Autores

  • ELMO DE SOUZA LIMA Universidade Federal do Piauí
  • JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Formação continuada de professo­res, Ensino de Ciências Naturais, Educação

Resumo

Este artigo analisa os processos de formação conti­ nuada de professores de Ciências Naturais desenvol­ vidos no semi­árido piauiense, demonstrando suasli­ mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro­ posta pedagógica. Trata­se de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase explora­tória, na análise dos projetos de formação de docen­tes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semi­árido. As reflexões teóricas fundamentam­se em Freire (1997), Giroux (1997), Pe­reira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Per­nambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semi­árido. Os resultados indicam que as ativida­ des consistem em cursos construídos numa perspec­tiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geo­ambiental do semi­árido. Os proces­ sos de formação de professores de ciências desenvol­ vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas prá­ticas pedagógicas apresentam­se como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELMO DE SOUZA LIMA , Universidade Federal do Piauí

Pedagogo, mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, Universidad Federal de Piauí

Doutor em Educação e docente do Programa de Pós­Graduação em Educação (Universidad Federal de Piauí).

Referências

RODRIGUES, M. de L. B. A Prática Pedagógica dos professores de Ciências Naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental: discutindo os saberes docentes. Dissertação

(Mestrado em Educação). 192 f. Programa de Pós­Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 2007.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do ensino de Ciências. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1997.

EFPT. Escola de Formação Paulo de Tarso. Projeto de educação para a convivência com o Semi­árido: concepção e orientações metodológicas. Teresina, 2005.

FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio básico da língua portuguêsa. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GATTI, B. A. Aformação dos docentes: o confronto necessário professor x academia. Cadernos de pesquisa, n. 81, p. 70­74, maio 1992.

______. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85­90. ago. 1996.

GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Porto Alegre:Artes Médicas, 1997.

LIMA, E. de S. Educação contextualizada no semi­árido: Construindo Caminhos para Formação de Sujeitos Críticos e Autônomos. 2006. 88f. Monografia (Especialização em

Docência do Ensino Superior) Coordenação de Pós­graduação e Pesquisa da Faculdade Santo Agostinho. Teresina, 2006.

______.Aformação de professores no semi­árido: valorizando experiências e reconstruindo valores. Caderno Multidiscipliar – Educação e Contexto no Semi­árido Brasileiro. Juazeiro – Ba: RESAB, n. 03, 2007.

MARTINS, J.; LIMA, R. A. Educação com pé no chão do sertão: proposta políticopedagógica para as escolas municipais de Curaçá. Curaçá – BA, 2001.

MENDES SOBRINHO, J. A. de C. Ensino de ciências e formação de professores: na escola normal e no curso de magistério. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC / CED, 1998.

______. Aprática pedagógica de professores não licenciados e suas articulações com a formação continuada. In: ______; CARVALHO, M. A. de. Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 75­86.

MENEZES, L. C. (Org.). Formação contínuada de professores de ciências no contexto ibero­americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 2001.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

PEREIRA, J. C. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais de formação docente. Educação & Sociedade. Formação de profissionais da Educação: políticas e tendências. Ano XX, n° 68, p. 109­125, 1999.

PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GREDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez,2006.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. PortoAlegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Downloads

Publicado

2007-06-12

Como Citar

DE SOUZA LIMA , E. ., & DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, J. A. . (2007). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE . Linguagens, Educação E Sociedade, (16), 85-96. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444

Edição

Seção

Artigos