A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE
Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Ensino de Ciências Naturais, EducaçãoResumo
Este artigo analisa os processos de formação conti nuada de professores de Ciências Naturais desenvol vidos no semiárido piauiense, demonstrando suasli mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro posta pedagógica. Tratase de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase exploratória, na análise dos projetos de formação de docentes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semiárido. As reflexões teóricas fundamentamse em Freire (1997), Giroux (1997), Pereira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Pernambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semiárido. Os resultados indicam que as ativida des consistem em cursos construídos numa perspectiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geoambiental do semiárido. Os proces sos de formação de professores de ciências desenvol vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas práticas pedagógicas apresentamse como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos.
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