ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Autores

  • MARIA DAS GRAÇAS PORTO PIRES Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • MARGARETH CORREIA FAGUNDES COSTA Universidade Federal de Pernambuco
  • LÚCIA GRACIA FERREIRA Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Escola

Resumo

Adotando o conceito de letramento como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização - processo de codificação e decodificação da escrita, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com a finalidade de compreender como se dá a prática de alfabetizar e em que medida está vinculada à proposta de letramento. Apoiadas em autores como Soares (2000, 2003); Ferreiro (2001); Bakthin, (2003); Marcuschi (1983), Smolka (1989) buscou-se analisar a importância da contextualização e do letramento no processo de alfabetização. A partir dessa pesquisa, pôde-se perceber que grande parte dos professores, não tem clareza da possibilidade de propiciar uma alfabetização na perspectiva do letramento. A pesquisa também revelou que esses profissionais não receberam suporte teórico - metodológico nos seus cursos de formação profissional que os preparassem para a importante tarefa de alfabetizar, propiciando também o letramento. Assim, pôde-se depreender a urgência da discussão e incorporação de conceitos de alfabetização para além da aquisição do código escrito e de letramento como práticas sociais de usos da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DAS GRAÇAS PORTO PIRES, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga e Pós-graduanda (lato sensu) em Linguagem: pesquisa e ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 

MARGARETH CORREIA FAGUNDES COSTA, Universidade Federal de Pernambuco

Professora auxiliar da UESB; Especialista em Alfabetização pela UESB. Mestranda em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

LÚCIA GRACIA FERREIRA, Universidade do Estado da Bahia

Pedagoga e Pós-graduanda (lato sensu) em Linguagem: pesquisa e ensino pela UESB; Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia.

Referências

AZEVEDO, M. A; MARQUES, M. L. (Orgs.). Alfabetização hoje. São Paulo: Cortez, 1995.

BAKHTIN, M. Estética da criação Verbal. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

COLELLO, S. M. G. “A pedagogia da exclusão no ensino da língua escrita”. In: VIDETUR, n. 23. Porto/Portugal, Mandruvá, 2003, pp. 27 – 34 (http://www.hottopos.com/).

FERREIRO, E. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001 (coleção Questões da Nossa Época).

__________. Alfabetização e cultura escrita. In: Nova Escola. São Paulo, Ano XVIII, n. 162, Abril/Maio/2003, pp. 27 – 30.

IBGE, Censo Demográfico, Mapa do analfabetismo no Brasil, Brasília, MEC/INEP, 2003.

MARCUSCHI, L. A. A lingüística de texto: o que é e como se faz. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Séires Debates 1, 1983.

RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

______. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2 ed. São Paulo, Campinas: Cortez: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1989.

TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

VIGOTSKI, L. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2007-12-12

Como Citar

GRAÇAS PORTO PIRES, M. D. ., CORREIA FAGUNDES COSTA, M. ., & GRACIA FERREIRA, L. . (2007). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 63–72. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1434

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.