APRENDIZAGEM COOPERATIVA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?

Autores

  • MARILIA GABRIELA DE MENEZES Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • REJANE MARTINS NOVAIS BARBOSA Universidade de East Anglia
  • ZÉLIA MARIA SOARES JÓFILI Universidade de Surrey

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Métodos Cooperativos, Interação Social, Práticas Pedagógicas

Resumo

A sala de aula é um espaço privilegiado não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também, para a convivência social. Nessa direção é importante que o professor faça uso de práticas pedagógicas que incentivem habilidades necessárias a essa convivência. A utilização de métodos cooperativos como estratégia didática pode favorecer uma formação integral do indivíduo. Este artigo discute as concepções de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental acerca do trabalho em pequenos grupos. Os dados foram coletados antes e após a participação dos estudantes em atividades didáticas utilizando o método cooperativo de Jigsaw I. Os resultados sugerem que o trabalho desenvolvido em pequenos grupos é concebido pelos estudantes como uma forma de organização do trabalho escolar que propicia uma maior participação e motivação por parte deles nas tarefas, bem como o desenvolvimento de habilidades concernentes à socialização tais como escuta, negociação e atitudes de cooperação.

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Biografia do Autor

MARILIA GABRIELA DE MENEZES, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora de Ciências do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e privada do Estado de Pernambuco. 

REJANE MARTINS NOVAIS BARBOSA, Universidade de East Anglia

Doutora em Educação Química pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. Professora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFRPE. 

ZÉLIA MARIA SOARES JÓFILI, Universidade de Surrey

Doutora em Educação pela Universidade de Surrey, Inglaterra. Professora Associada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFRPE. 

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Publicado

2007-12-12

Como Citar

DE MENEZES, M. G. ., NOVAIS BARBOSA, R. M. ., & SOARES JÓFILI, Z. M. . (2007). APRENDIZAGEM COOPERATIVA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 51–62. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1433

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