FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Autores

  • CLÍCIA BÜHRER MARTINS Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento profissional, Prática reflexiva

Resumo

Este texto, que resulta de pesquisa bibliográfica, objetiva compartilhar reflexões em torno da formação de professores, tanto inicial quanto continuada. Em função da predominância da racionalidade técnica, enquanto concepção que fundamenta muitos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, há neles uma forte separação entre teoria e prática. Ao mesmo tempo, a formação continuada tem se caracterizado por ações pontuais, que também seguem a lógica da racionalidade técnica, na medida em que se apóia na idéia de investimento em conhecimento teórico para posterior aplicação na prática. Entretanto, na medida em que se considera a escola como lócus de formação, abre-se a possibilidade de avanço para o modelo da racionalidade prática, uma vez que a prática passa a ser concebida como processo de investigação e, portanto, núcleo da formação do professor. Aponta-se a necessidade de se articular a formação contínua com a gestão escolar, à medida que as necessidades de formação passem a ser identificadas pelos professores, em ligação estreita com o desenvolvimento profissional e organizacional da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLÍCIA BÜHRER MARTINS, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela UEPG. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação: Currículo pela PUC - SP. Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. 

Referências

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

GHEDIN, E. Implicações das reformas no ensino para a formação de professores. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Unesp, 2004, p. 397- 417.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo. In: Nóvoa, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa:Dom

Quixote, 1992, p. 93-114.

MIZUKAMI, M. da G. N. et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2002.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

Downloads

Publicado

2007-12-12

Como Citar

MARTINS, C. B. ., & TEIXEIRA BRANDALISE, M. ÂNGELA . (2007). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 21–28. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1430

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.