SABERES FORMATIVOS DA AÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • FRANCISCO MARCÔNCIO TARGINO DE MOURA Universidade Estadual do Ceará
  • CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ação Docente e Saberes Experienciais

Resumo

Esta pesquisa de mestrado teve por intenção investigar se a ação docente no ensino de ciências pode se caracterizar como um processo de formação para a docência. Nosso objetivo geral foi investigar se a ação docente no ensino de ciências pode se caracterizar como um processo de formação de professores de ciências, a partir da análise do cotidiano da sala de aula. Escolhemos como metodologia para essa pesquisa qualitativa, o estudo de caso com enfoque etnográfico,cujos instrumentos para coleta de dados foram análise de documentos, entrevistas espontâneas e semi-estruturadas e observação participante. Inicialmente foram testadas as possibilidades da pesquisa, com ampla revisão de literatura e seleção dos sujeitos, de acordo com critérios previamente estabelecidos. Tratamos da ação docente como um processo de formação de professores, decorrência dos resultados da pesquisa de campo. Pudemos considerar que a formação dos professores de ciências deixa lacunas que são preenchidas, em parte, na docência, que o cotidiano da sala de aula contempla os professores com saberes experienciais adquiridos pela interação com outros pares e políticas que perpassam o cenário escolar.

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Biografia do Autor

FRANCISCO MARCÔNCIO TARGINO DE MOURA, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação com Área de Concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB), Professora Aposentada da UFC. Professora Permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

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Publicado

2012-12-10

Como Citar

TARGINO DE MOURA, F. M. ., & BRAVO E SÁ CARNEIRO, C. C. . (2012). SABERES FORMATIVOS DA AÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 63–86. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1378

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