A CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DE VARGAS NO ESTADO NOVO (1937-1945)

Autores

  • ANTÔNIO GERMANO MAGALHÃES JÚNIOR Universidad Federal de Río Grande del Norte
  • ADRIANO CECATTO Universidade Estadual Do Ceará

Palavras-chave:

Era Vargas, Educação, Iconografia

Resumo

O Estado Novo (1937-45) como projeto político exercido por Getúlio Vargas procurou estabelecer controle sobre a educação brasileira. Mesmo com a presença das ideias dos Pioneiros da Educação Nova, o projeto político teve a educação como espaço privilegiado para a constituição da imagem de Getúlio Vargas e de seu regime político. O objeto de investigação é a representação imagética de Vargas durante o Estado Novo. O objetivo deste estudo foi compreender como as imagens de Getúlio Vargas foram utilizadas como instrumento ideológico para a implantação de políticas nacionalistas, considerando a educação como mecanismo que contribuiu com a ‘fabricação’ da imagem do líder político. Consideramos esse estudo de caráter bibliográfico e seu referencial teórico-metodológico fundamenta-se na História Cultural, em autores que pesquisam imagem e políticas para a educação nesse período estudado: Araujo (2000); Aumont (1993); Capelato (1999; 2007); Carone (1976); Carvalho (1999, 2008); Chartier (1991, 2002); Freitas (2009); Garcia (1982); Joly (1996); Pesavento (2008); Schwarttzman; Bomeny; Costa (2000); Tomaim (2006); Torres (1999). A utilização de imagens como estratégia política foi essencial para promover a representação de Getúlio Vargas e do Estado totalitário. A educação, paralelamente aos meios de comunicação, foram ferramentas que contribuíram para constituição da imagem do regime, das instituições e do chefe político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTÔNIO GERMANO MAGALHÃES JÚNIOR , Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutor em Educação pela UFC e Pós-Doutor pela UFRN. Professor adjunto da UECE. 

ADRIANO CECATTO, Universidade Estadual Do Ceará

Mestre em Educação – Universidade Estadual Do Ceará

Referências

ARAUJO, Maria Celina Soares D’. O Estado Novo. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 2000.

AUMONT, Jacques. A Imagem. 15. ed. Campinas, SP: Papirus,1993. 331 p.

BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BOMENY, Helena M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.p.137-166.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: Ed. USC, 2004.

CAPELATO, Maria Helena. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. p. 167-178.

______. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida N. (Org.). O tempo do nacional-estadismo: do inicio da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 107-143. v. 2.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O Estado Novo, o Dops e a ideologia da segurança nacional. In: PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999. p. 327-340.

CARONE, Edgard. O Estado Novo (1937-1945). Rio de Janeiro- São Paulo: DIFEL, 1976.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

______. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

______. O mundo como representação. Estudos Avançados, v.11, n. 5, p.173-191, 1991.

FONSECA, Thais Nívia de Lima. História & ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREITAS, Marcos Cezar. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GARCIA, Nelson J. Estado Novo, ideologia e propaganda política. São Paulo: Loyola, 1982.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.

PAIVA, Eduardo F. História & Imagem. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

PESAVENTO, Sandra J. O mundo da imagem: território da história cultural. In: PESAVENTO, Sandra J.; SANTOS, Nádia M.W.;ROSSINI, Miriam de S. (Org.). Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre, RS: Asterisco, 2008. p. 99-122.

SCHWARTTZMAN, Simom; BOMENY, Helena Maria B.; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema: centenário de Gustavo Capanema: novos tempos de educação no Brasil (interrogação). São Paulo: Paz e Terra: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

TOMAIM, Cássio dos Santos. “Janela da Alma”: cinejornal e Estado Novo – fragmentos de um discurso totalitário. São Paulo: Annablume;Fapesp, 2006.

TORRES, Andréa Sanhudo. Imprensa, política e cidadania. Porto Alegre: Ed IPUCRS, 1999.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

MAGALHÃES JÚNIOR , A. G. ., & CECATTO, A. . (2013). A CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DE VARGAS NO ESTADO NOVO (1937-1945). Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 89–108. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1364

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)