A CEGUEIRA EM FOCO: OS DIFERENTES POSICIONAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DE VYGOTSKI SOBRE A PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DO CEGO
Palavras-chave:
cegueira, educação, psicologia histórico-culturalResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os diferentes posicionamentos teóricopráticos de Vygotski sobre a psicologia e pedagogia do cego, expostos em seus estudos sobre a defectologia. Para tal, parte-se do pressuposto de que tais posicionamentos estão distribuídos ao longo de diversos textos, não exclusivamente em um, o trabalho “El niño ciego”, aquele que apresenta a definição de estudo sobre uma deficiência especificada no seu título. Os resultados mostraram as mudanças nas concepções de Vygotski ao longo das três fases dos estudos do autor sobre a cegueira: a primeira, correspondente aos escritos entre 1924 e 1925, que destacam a importância da educação social de cegos; a segunda, na qual o pensamento do autor enfatiza a possibilidade de compensação e mesmo supercompensação para cegos, partindo de suas leituras sobre a psicologia individual de Adler, em 1927; e a terceira, contendo os principais aspectos da psicologia históricocultural, a partir do ano de 1928. Os achados ainda motivaram a realização de uma reordenação da sequência de leituras, presentes no Tomo V de suas Obras Escogidas, para uma melhor compreensão do pensamento do autor sobre o tema que explorou.
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