O MESTRE-ESCOLA: CULTURA, SABERES ESCOLARES E A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (GOIÁS 1930-1964)
Palavras-chave:
Mestre-escola, escolarização, saberes escolares, práticas pedagógicasResumo
O texto busca reconstruir a atuação dos mestresescolas em Goiás, entre 1930 a 1964, buscando: identificar aspectos cotidianos das relações estabelecidas com empregadores, com alunos, com familiares e com a sociedade onde viveram; estabelecer uma interlocução entre a dinâmica do trabalho, ou seja, as especificidades desta ocupação e as transformações encaminhadas pelo Estado, no período, momento que possibilita identificar uma concepção renovadora do ensino no país, como condição para o desenvolvimento econômico do Estado. O enfoque privilegia temáticas voltadas para a origem e relações de trabalho do mestre-escola; o processo de estadualização do trabalho do mestreescola e sua remuneração salarial; os conteúdos e práticas pedagógicas do mestre-escola; o tempo e o espaço escolar utilizado nessa dinâmica educacional.
Downloads
Referências
CARVALHO, M. M. C. de. Molde Nacional e Fôrma Cívica: Higiênie, Moral e Trabalho no Projeto da Associação Brasileira de Educação (1924 – 1931). Bragança Paulista: EDUSF, 1998. 506 p.
FARIA FILHO, L. M. de. Dos Pardieiros aos Palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF: 2000. 213 p.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. 277 p.
GALHARDO, Thomaz. Cartilha da Infância:ensino da leitura. 166. ed. Rio de Janeiro: Paulo de Azevedo, 1949.
MARTINS, J. de S. Subúrbio: vida cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República Velha. São Paulo: HUCITEC, 1992.
SILVA, N. R. de A. e. Tradição e Renovação Educacional em Goiás. Goiânia: Oriente, 1975. 345p.
SOUZA, R. F. de. Templos de Civilização: um estudo sobre a implantação dos Grupos Escolares no Estado de São Paulo (1890-1910). Tese de Doutoramento. São Paulo, USP-SP, 1996.