A CEGUEIRA EM FOCO: OS DIFERENTES POSICIONAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DE VYGOTSKI SOBRE A PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DO CEGO

Autores

  • BENTO SELAU Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

cegueira, educação, psicologia histórico-cultural

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os diferentes posicionamentos teóricopráticos de Vygotski sobre a psicologia e pedagogia do cego, expostos em seus estudos sobre a defectologia. Para tal, parte-se do pressuposto de que tais posicionamentos estão distribuídos ao longo de diversos textos, não exclusivamente em um, o trabalho “El niño ciego”, aquele que apresenta a definição de estudo sobre uma deficiência especificada no seu título. Os resultados mostraram as mudanças nas concepções de Vygotski ao longo das três fases dos estudos do autor sobre a cegueira: a primeira, correspondente aos escritos entre 1924 e 1925, que destacam a importância da educação social de cegos; a segunda, na qual o pensamento do autor enfatiza a possibilidade de compensação e mesmo supercompensação para cegos, partindo de suas leituras sobre a psicologia individual de Adler, em 1927; e a terceira, contendo os principais aspectos da psicologia históricocultural, a partir do ano de 1928. Os achados ainda motivaram a realização de uma reordenação da sequência de leituras, presentes no Tomo V de suas Obras Escogidas, para uma melhor compreensão do pensamento do autor sobre o tema que explorou.

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Biografia do Autor

BENTO SELAU, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e líder do “Grupo de pesquisa teoria histórico-cultural, educação e movimento humano”, registrado no CNPq e vinculado a UNIPAMPA.

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

SELAU, B. . (2013). A CEGUEIRA EM FOCO: OS DIFERENTES POSICIONAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DE VYGOTSKI SOBRE A PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DO CEGO. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 61–84. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1331

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