O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Palavras-chave:
Filosofia, ensino de Filosofia, saber filosófico, prática pedagógicaResumo
O artigo aborda os resultados preliminares da pesquisa em curso, denominada: O Ensino de Filosofia Nas Escolas Públicas e Privadas de Teresina (PI) – Um diagnóstico exploratório dos níveis médio e fundamental. O texto registra a discussão sobre a pertinência do ensino de filosofia no fortalecimento crítico e intelectual da educação básica. Apresenta indicadores quantitativos e qualitativos da realidade do ensino de filosofia em Teresina (PI) com a finalidade de fazer um mapeamento deste objeto de estudo, considerando os seguintes aspectos: a presença da disciplina no currículo escolar; o tipo de gerenciamento: a carga-horaria; a formação acadêmica dos professores e professoras; conteúdos programáticos; metodologia e tipo de avaliação, bibliografia básica que vem sendo utilizada e por último, a percepção que o educando tem da disciplina.