CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS BRASILEIRAS PARA A DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR Universidade Bandeirante

Palavras-chave:

Formação de Professores, Didática, Educação Matemática, Anos iniciais

Resumo

Este artigo é resultado parcial de uma tese de Doutorado em Educação Matemática. Nosso objetivo foi realizar uma síntese de pesquisas sobre a formação contínua de professores dos anos iniciais referentes ao Campo Multiplicativo no período de 1996 a 2013. Para a realização deste estudo fizemos uma busca na Biblioteca Nacional de Dissertações e Teses, por meio de palavras chaves retiradas do nosso objetivo de pesquisa. Utilizamos como referencial teórico os autores de formação de professores e os que versam sobre o Campo multiplicativo. Inferimos que os aspectos analisados nas pesquisas são indicativos promissores a serem realizados em uma formação contínua e que nos que fornecem subsídios para o desenvolvimento didático desses professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDVONETE SOUZA DE ALENCAR, Universidade Bandeirante

Mestre em Educação pela Universidade Bandeirante e doutoranda em Educação Matemática pela Pontificia Universidade Católicao de São Paulo. Vínculo institucional com a PUC/SP e com a Secretaria Estadual e Municipal de São Paulo. 

Referências

ALENCAR, E. S. D. Conhecimento Profissional Docente de Professores do 5° ano em uma escola com bom desempenho em Matemática: o caso das estruturas multiplicativas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante, São Paulo,2012.

ARAÚJO, A. M. A passagem da 4ª série para 5ª série o que pensam professores dessas series sobre os conteúdos essenciais de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Parana, Curitiba, 2003.

ARRAIS, U. B. Expressões aritméticas: crenças, concepções e competências no entendimento do professor polivalente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

BIBLIOTECA Nacional de Teses e Dissertações. Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, 2013. Disponivel em: <http://www.bdtd.ibict.br>. Acesso em: 20 setembro 2013.

CAMPOS, E. G. J. D. As dificuldades na aprendizagem da divisão: análise da produção de erros dos alunos do ensino fundamental e sua relação com o ensino praticado pelos professores. Dissertação (Mestrado em Educação): Universidade Católica Dom Bosco,Campo Grande, 2007.

CANOAS, S. S. O campo Multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

CANOVA, R. F. Crença, concepção e competência dos professores do 1 e 2 ciclo do ensino fundamental com relação a fração. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

DENBY T.; GODFREY M, The methodology of systematic reviews: conception of the process. Centre for Health and Social Care, Institute of Health Sciences and Public Health Research, University of Leeds; 2006.

EWBANK, M. S. A. O ensino da Multiplicação para crianças e adultos: conceitos princípios e metodologia. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2002.

FERREIRA, M. D. S. Marcas da divisão: um estudo de caso sobre a aprendizagem da operação de divisão no 4° ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FIORE, C. A. Os pensamentos Narrativo e lógico científico na resolução de problemas no Campo conceitual Aditivo e Multiplicativo nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de Anhanguera, São Paulo, 2013.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. Cultura , formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando apartir da pratica. Campinas, SP: Musa, 2005.

FIORENTINI, D. E. A.; NACARATO, A. M.; FERREIRA, A. C.; LOPES, C. S.; FREITAS, M. T. N. ; e MISKULIN , R. G. S. Formação de professores que ensinam matemática : um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista - Dossiê: A pesquisa em Educação Matemática no Brasil, Belo Horizonte, n. 36, dez. 2002.

GOULART, S. M. G. A Matemática em uma escola organizada por ciclo de formação humana. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerasi, Belo Horizonte, 2005.

KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionalista da teoria de Piaget. Campinas, SP: s./e., 1995.

LOSITO, S. M. O sistema de numeração decimal e o principio multiplicativo: um estudo na 4ª série do 1ª grau. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculade de Educaçao da Universidade Estadual de Campinas/SP, CAMPINAS/SP, 1996.

MELO, M. V. Relação de Dissertações e teses produzidas no Brasil em Educação Matemática, Revista Zetètike, 2011,p95-111.

MELLO, T. A. Argumentação e metacognicação na solução de problemas aritméticos de divisão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/SP, Campinas/SP, 2008.

MERLINI, V. L. As pontencialidades de um processo formativo para a reflexão na e sobre a pratica de uma professora das séries iniciais: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2012.

MOUTINHO, L. V. Fração e seus diferentes significados: um estudo com alunos das 4ª as 8ª séries do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

NEVES, R. D. S. P. A divisão e os números racionais: uma pesquisa de intervenção psicopedagógica sobre o desenvolvimento de competências conceituais de alunos e professores. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

NICOLODI, J. E. O conhecimento dos alunos de primeira série do ensino fundamental sobre a divisão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio Doce, Itajaí, 2009.

NUNES, T. Crianças fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

NÜRNBERG, J. Tabuadas: significados e sentidos produzidos pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Santa Catarina, Criciúma, 2008.

PERRENOUD, P. Formação contínua e obrigatoriedade de competências. L Educateur, Paris, 1966.

PESSOA, C. A. D. S. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo. São Paulo: Zanhar, 1971.

ROCHA, C. A. A formação docente e o ensino de problemas combinatórios: diversos olhares, diferentes conhecimentos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "Estado da Arte" em Educação. Dialogo Educ., Curitiba, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, A. D. O conceito de Fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico junto a professores que atuam no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SANTOS, A. D. Processo de formação colaborativa com foco no Campo Multiplicativo: um caminho possível com professoras polivalentes. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching e learning in the professions. San Francisco: Jossey Bass, 1987.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Education Researcher, Londres, v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb. 1986.

SILVA, A. D. F. G. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental, tendo comonobjeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2007.

SILVA C, A. A constituição dos saberes da docência: uma análise do campo multiplicativo. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

SILVA, J. O. D. Um curso de atualização para professores do ciclo I utilizando novas tecnologias no ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2013.

SILVA, V. L. D. Ensino e aprendizagem de problemas cartesianos, inter-relações entre diferentes representações. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

SILVA, V. L. D. Números decimais: no que os saberes de adultos diferem dos de crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

SOARES, F. C. C. O ensino Desenvolvimental e a aprendizagem de Matemática na 1ª fase do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Goais, Goiânia, 2007.

STAREPRAVO, A. R. A multiplicação na Escola Fundamental I análise de uma proposta de ensino. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

VASCONCELOS, C. F. B. S. D. A reconstrução do conceito de dividir na formação dos professores: o uso do jogo como recurso tecnológico. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Macéio, 2008.

VERGNAUD, G. Multiplicative Structures. In: HIEBERT, H; BEHR, M. (Org.). Research Agenda in Mathematics Education, Number, concepts and operations in the Middle grades. Hilsdale: Laurence Eribaum, 1988. p.141-161.

––––––. La teoría de los campos conceptuales. Recherches en didáctique des mathématiques, p. 133-170, 1990.

––––––. A teoria dos campos conceituais. Recherches em didactique des mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, v. 10/23, p. 155-191, 1991.

––––––. ¿En qué sentido la Teoría de los Campos Conceptuales puede Ayudarnos para facilitar Aprendizaje Significativo? Investigações em Ensino de Ciências, Saint-Denis, p. 285-302, 2007.

––––––. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da Matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Ed. UFPR, 2009. 322 p.

ZEICHNER, K. Formação reflexiva de professores: ideia e prática. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

SOUZA DE ALENCAR, E. . (2014). CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS BRASILEIRAS PARA A DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 149–169. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1306

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.