“COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA – COM-VIDA”: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • RAQUEL SOUSA VALOIS Universidad Federal de Piauí
  • ROSA MARIA FEITEIRO CAVALARI Universidad Federal de Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8623

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Política Pública, COM-VIDA

Resumo

Esse trabalho de natureza qualitativa, parte integrante de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise do contexto no qual surgiu a política pública de educação ambiental – COM-VIDA, bem como apresentar os princípios teóricos e aspectos metodológicos que a regem e, para atingirmos tal objetivo, buscamos fazer análise das duas versões da publicação oficial, uma de 2004 e outra de 2007. A partir do estudo podemos afirmar que a COM-VIDA, criada em 2003, emergiu durante a implementação de uma política nacional que propunha uma educação básica envolvendo os estados e municípios e a sociedade civil. Os seus princípios teóricos estão embasados em propostas de Freire e Freinet e os aspectos metodológicos podem incentivar o protagonismo juvenil. O texto oficial que apresenta a política é formado por partes prescritivas, mas também oferecem aos sujeitos a possibilidade de desenvolverem ações de acordo com a sua realidade.

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Biografia do Autor

RAQUEL SOUSA VALOIS, Universidad Federal de Piauí

Licenciada em Ciências Biológicas (UFPI-Teresina), Mestrado em Educação – Educação Ambiental (UNESP-Rio Claro). Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UFPI/CAFS.

ROSA MARIA FEITEIRO CAVALARI, Universidad Federal de Piauí

Graduação em Filosofia, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em Educação Ambiental. 

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

SOUSA VALOIS, R. ., & FEITEIRO CAVALARI, R. M. . (2015). “COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA – COM-VIDA”: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 05–24. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8623

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