EDUCAÇÃO, LOUCURA E ARTE: construção de novos saberes

Autores

  • ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação, Loucura, Saúde, Arte, Saberes

Resumo

A formação do ser humano em seu meio social contempla sua diversidade e historicidade, de modo que, relacionar a Educação e Saúde com aspectos culturais relevantes de determinada comunidade é bastante válido para aprimorar e desenvolver práticas educativas mais efetivas. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre Educação, Loucura e Arte na cidade de Oeiras-Piauí, refletindo a Loucura e sua influência no processo criativo e intelectual dos artistas oeirenses, bem como identificar os fatores histórico-culturais que a influenciam. Fundamenta teoricamente este estudo a Teoria Sócio-Histórica de Vigotski (2003, 2002, 2001), com ênfase na psicologia da arte, subsidiada pelos estudos de Foucault (2002, 2000), sobre análises estruturais da doença mental, dentre outros estudiosos da temática focalizada. Os resultados apontaram a urgência da necessidade de interação entre uma Educação que forme homens livres e uma Saúde que trate de pessoas e não de doenças. Ficou evidenciada, ainda, a necessidade de fomentar discussões que levem à compreensão do tema na e pela Academia, ambiência escolar e familiar. Por fim, contemplamos um sujeito histórico e da história, inserido num espaço social no qual a loucura encontra uma expressão positiva, sublimada na arte e refletida na educação de um povo que preserva tradições, construindo saberes diante das adversidades da vida, em pleno sertão piauiense.

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Biografia do Autor

ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Ciências Contábeis pelo CESVALE; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. 

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

CARVALHO MOURA, E. C. (2008). EDUCAÇÃO, LOUCURA E ARTE: construção de novos saberes. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 194-204. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1518

Edição

Seção

Artigos