“COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA – COM-VIDA”: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • RAQUEL SOUSA VALOIS Universidad Federal de Piauí
  • ROSA MARIA FEITEIRO CAVALARI Universidad Federal de Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8623

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Política Pública, COM-VIDA

Resumo

Esse trabalho de natureza qualitativa, parte integrante de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise do contexto no qual surgiu a política pública de educação ambiental – COM-VIDA, bem como apresentar os princípios teóricos e aspectos metodológicos que a regem e, para atingirmos tal objetivo, buscamos fazer análise das duas versões da publicação oficial, uma de 2004 e outra de 2007. A partir do estudo podemos afirmar que a COM-VIDA, criada em 2003, emergiu durante a implementação de uma política nacional que propunha uma educação básica envolvendo os estados e municípios e a sociedade civil. Os seus princípios teóricos estão embasados em propostas de Freire e Freinet e os aspectos metodológicos podem incentivar o protagonismo juvenil. O texto oficial que apresenta a política é formado por partes prescritivas, mas também oferecem aos sujeitos a possibilidade de desenvolverem ações de acordo com a sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RAQUEL SOUSA VALOIS, Universidad Federal de Piauí

Licenciada em Ciências Biológicas (UFPI-Teresina), Mestrado em Educação – Educação Ambiental (UNESP-Rio Claro). Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UFPI/CAFS.

ROSA MARIA FEITEIRO CAVALARI, Universidad Federal de Piauí

Graduação em Filosofia, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em Educação Ambiental. 

Referências

ALVES-MAZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método das ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001.

AMARAL, I. A. Educação Ambiental e ensino de Ciências: uma história de controvérsias. Pro-prosições, Campinas, v. 12, n. 1, p. 73-93, 2001.

BLANCO, M.; AMORIM, E.; VEIGA, A. Um retrato da presença da educação ambiental no ensino fundamental brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Inep/MEC, 2005.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BRASIL. Relatório Final da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MEC; MMA, 2003.

_______. Formando COM-VIDA - Comissão do Meio ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na escola. Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação. – Brasília: MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2004.

_______. Formando COM-VIDA - Comissão do Meio ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na escola. Ministério da Educação, Ministério da Educação. – Brasília: MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2007a.

_______. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Ministério da Educação. – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Cadernos SECAD 1. 109p. 2007b.

_______. Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola – COM-VIDA / Documentos - Técnicos – 10. Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação Série 1. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2007c.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CARVALHO, L. M. A Temática Ambiental e a escola de 1º grau. 1989. 282f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989

COSTA. A.C. G. Tempo de Servir: o protagonismo juvenil passo a passo; um guia para o educador. Belo Horizonte: Editora Universidade, 2001.

DEBONI, F.; MELLO, S. S. Pensando sobre a “geração do futuro no presente: jovem educa jovem”, COM-VIDAS e Conferência. In: MELLO, S. S; TRAJBER, R. (Coord). Vamos cuidar do Brasil - conceitos e práticas em Educação Ambiental na escola. Brasília- Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. p. 35-43.

LAMBERTUCCI, H. Educação Ambiental e Escola Pública: concepções e práticas pedagógicas nos materiais didáticos institucionais (1988-2005). 2008. 191f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Rio Claro, 2008.

LIMA, G. F. C. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidades, desafios. 2005, 207f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,2005.

LOUREIRO, C. F. B. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, p. 13-20, 2004.

LOUREIRO, C. F. B.; CÓSSIO, M. F. B. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental”. In: MELLO, S. S; TRAJBER, R. (Coord). Vamos cuidar do Brasil - conceitos e práticas em Educação Ambiental na escola. BrasíliaMinistério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. p. 57-63.

LOUREIRO, C. F. B; FRANCO, J. B. Aspectos teóricos e metodológicos do Círculo de Cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ambiente e Educação: Rio Grande, 2012. p. 11-27.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de politicas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, v. 27, n. 94, p. 47- 69, jan./abr.2006.

OLIVEIRA, D. A. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 197- 209. maio/ago. 2009.

OLIVEIRA, D. A. Das políticas de governo à política de Estado: refelexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, p. 323-337, 2011.

ORSI, C.P.O. Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar – um caminho? 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. 2008.

TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

VEIGA, A. et al. Um retrato da presença da educação ambiental no ensino fundamental brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005. 23 p.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

SOUSA VALOIS, R. ., & FEITEIRO CAVALARI, R. M. . (2015). “COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA – COM-VIDA”: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 05–24. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8623

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.