EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA: PRÁTICA DE ENFRENTAMENTO EM MEIO À CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i42.9338

Palavras-chave:

Educação, Formação humana, Enfrentamento

Resumo

A atual conjuntura política vem concretizando ataques à direitos historicamente constituídos, estimulando a intolerância e produzindo reações favoráveis ao racismo, misoginia e a criminalização de movimentos sociais, ou seja, atitudes que ameaçam a democracia brasileira. Diante desse cenário, cabe-nos questionar: como garantir na atual conjuntura política uma educação que colabore com o fortalecimento da democracia brasileira? Frente ao cenário que se materializa é urgente e necessária a discussão sobre educação pública democrática, laica, gratuita e de qualidade para todos os cidadãos como condição fundamental no enfrentamento da realidade concreta. Nessa direção, apresentamos nesse artigo resultado de pesquisa bibliográfica realizada a partir da Psicologia Histórico Cultural e do Materialismo Histórico Dialético a fim de evidenciar que a educação, enquanto prática social humanizadora, aponta como possibilidade de enfrentar a atual realidade. Os resultados do estudo sinalizam que a educação para formação humana representa nesse cenário de luta, força capaz de produzir movimento de oposição ao projeto em curso no país. Aponta ainda para a necessidade do desenvolvimento de práticas educativas que contribuam com a formação de jovens capazes de desvelar as contradições que movimentam o real, levando-os ao desenvolvimento de ações verdadeiramente transformadoras no campo social e político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES, Universidade Federal do Piauí

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e do curso de Pedagogia vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação. 

Referências

AGUIAR, W. M. J. de; BOCK, A. M. B. Apreensão dos sentidos: a busca do método. In. MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S.(Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

DUARTE, N. Formação do individuo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. CEDES [ On line]. 2004. Vol. 24, n. 62. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0101.

FREDERICO, Celso. O jovem Marx: 1843-1844: as origens da ontologia do ser social. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p 17-34.

KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos, seus críticos. In. DANIELS, Herry. (Org.). Uma introdução à Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

LEONTIEV, A. N. Artigo de introdução sobre o trabalho criativo de L.S. Vigotski. In. VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Horizonte Universitário, 1978.

MARX, K ; ENGELS, F. A ideologia alemã: teses sobre feuerbach. São Paulo: centauro, 2002.

MARX, K. O 18 brumário de Napoleão Bonaparte. São Paulo: Edição Ridendo Casting Mores, 2000. E-book.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

SAVIANI, Demerval. A crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação. In. LUCENA, Carlos; PEVITRALI, Fabiane; SANTANA, Lucena Lurdes. A crise da democracia brasileira. Ed. Eletrônica. Uberlândia: Navegando publicações, 2017. p 215-232.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, São Paulo: autores associados, 1997.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: expressão popular, 2011.

VIGOTSKI, L. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e da linguagem. . São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

DE SOUSA ALENCAR MARQUES, E. . (2019). EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA: PRÁTICA DE ENFRENTAMENTO EM MEIO À CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA . Linguagens, Educação E Sociedade, (42), 51-69. https://doi.org/10.26694/les.v0i42.9338

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)